Universidades terão disciplina sobre desenvolvimento da primeira infância
A Associação Nacional das Universidades Particulares anunciou a criação de uma disciplina específica sobre o desenvolvimento da primeira infância para os alunos dos cursos de saúde, pedagogia, psicologia e serviço social. O treinamento específico está previsto na Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, aprovada pelo Senado em fevereiro de 2016.

Transcrição
LOC: AS UNIVERSIDADES PARTICULARES VÃO TER UMA DISCIPLINA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE, PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL.
LOC: O TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA QUEM LIDA COM ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO ESTÁ PREVISTO NO MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, LEI APROVADA PELO SENADO EM FEVEREIRO DE 2016. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
(Repórter) O anúncio da disciplina específica para quem for trabalhar com a primeira infância foi feito pela Associação Nacional das Universidades Particulares, que reúne 185 instituições de ensino, com mais de dois milhões de alunos de graduação. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é capacitar melhor os profissionais das áreas de educação, saúde e serviço social para o trabalho com crianças de 0 a 6 anos. A disciplina vai ao encontro do Marco Regulatório da Primeira Infância, aprovado pelo Senado e que virou lei no início de 2016. A legislação prevê que os profissionais que lidam com essa faixa etária devem ter treinamento específico. A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, que foi a relatora da proposta quando ela passou pelo Senado, ressaltou que os investimentos feitos na primeira infância definem o futuro do País.
(Fátima Bezerra) Os estudos comprovaram fartamente que esse período é essencial e definidor, ou seja, os seis primeiros anos, para a formação e a estrutura do ser humano. É a partir deste período é que você terá melhor capacidade cognitiva do ponto de vista da formação da criança e do adolescente.
(Repórter) O Marco Legal da Primeira Infância obriga os governos federal, estaduais e municipais a criarem e executarem políticas públicas nas áreas de saúde, educação, alimentação e convivência familiar para crianças de 0 a 6 anos.
Lei 13.257 de 8 de março de 2016.