Rodovias federais poderão ser separadas das vias urbanas locais — Rádio Senado
Redução de acidentes

Rodovias federais poderão ser separadas das vias urbanas locais

As rodovias federais poderão ser separadas das vias urbanas locais. Esse é o objetivo do projeto de lei PLS 702/2015 do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A separação das vias de trânsito rápido nas zonas urbanas deverá ser feita por meio de contornos, anéis viários, rodovias perimetrais ou obras similares, sempre que houver viabilidade técnica ou financeira.

03/10/2018, 12h36 - ATUALIZADO EM 03/10/2018, 13h54
Duração de áudio: 01:45
André Corrêa/Agência Senado

Transcrição
LOC: O TRÂNSITO DAS RODOVIAS FEDERAIS DEVERÁ SER SEPARADO DAS VIAS URBANAS PARA EVITAR ACIDENTES. LOC: PROJETO DE LEI COM ESSE OBJETIVO JÁ FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E ESTÁ PRONTO PARA VOTAÇÃO EM TURNO SUPLEMENTAR. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A proposta obriga os municípios a fazerem a separação entre as vias urbanas e as rodovias federais. A intenção é reduzir o número de acidentes de trânsito e de atropelamentos. Para isso, segundo o projeto, devem ser construídas nas cidades vias de trânsito rápido paralelamente às ruas de tráfego urbano. O autor do projeto, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, disse que a medida é importante para evitar mortes nas estradas. (Flexa Ribeiro) “É de extrema necessidade porque trata de você proteger vidas humanas”. (Repórter) O relator da matéria, senador Lasier Martins, do PSD do Rio Grande do Sul, observou que, na maioria dos casos, as rodovias federais que passam por zonas urbanas foram construídas primeiro. Por falta de planejamento municipal, disse o senador Lasier Martins, as vias locais foram instaladas depois, em conflito com as estradas de trânsito rápido. Na avaliação do senador, a separação das vias é fundamental para evitar acidentes. (Lasier Martins) “Os acidentes de trânsito provocados pelas vias rápidas com as ruas locais ceifam muitas famílias de seus entes queridos ou deixam graves sequelas para o resto da vida dos acidentados”. (Repórter) A separação das vias de trânsito rápido nas zonas urbanas deverá ser feita por meio de contornos, anéis viários, rodovias perimetrais ou outras obras, sempre que houver viabilidade técnica ou financeira. Como foi aprovada na Comissão de Infraestrutura na forma de um texto alternativo, a proposta ainda vai passar por outro turno de votação antes de ser enviada à Câmara dos Deputados. PLS 702/2015

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