Funcionárias terceirizadas do Senado poderão fazer mamografia gratuitamente
Para celebrar a Campanha Outubro Rosa, o Senado Federal vai atender 160 funcionárias terceirizadas com exames de mamografia. O objetivo é facilitar o diagnóstico precoce e permitir o tratamento adequado do câncer de mama. A ginecologista e coordenadora-geral de Saúde do Senado, Daniele Calvano, explicou que a iniciativa é voltada para funcionárias com menos possibilidades de acesso ao exame, muitas delas sem plano de saúde. A médica lembrou que a mamografia preventiva feita a partir dos quarenta anos ajuda a salvar vidas, além de melhorar as condições de tratamento da doença.

Transcrição
LOC: PARA CELEBRAR O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA, DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA, O SENADO FEDERAL VAI FAZER UMA CAMPANHA PARA ATENDER AS FUNCIONÁRIAS TERCEIRIZADAS COM EXAMES DE MAMOGRAFIA.
LOC: O OBJETIVO É FACILITAR O DIAGNÓSTICO PRECOCE, PERMITIR O TRATAMENTO ADEQUADO E AUMENTAR AS CHANCES DE CURA DA DOENÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) Para celebrar a Campanha Outubro Rosa, o Senado Federal vai atender 160 funcionárias terceirizadas com exames de mamografia. O objetivo é facilitar o diagnóstico precoce e permitir o tratamento adequado do câncer de mama. A ginecologista e coordenadora-geral de Saúde do Senado, Daniele Calvano, explicou que a iniciativa é voltada para funcionárias com menos possibilidades de acesso ao exame, muitas delas sem plano de saúde. A médica lembrou que a mamografia preventiva feita a partir dos quarenta anos pode ajudar a salvar vidas, além de melhorar as condições de tratamento da doença
(Daniele Calvano) “A mamografia é um exame que salva vidas. Em todos os lugares que tem um rastreamento mamográfico bem solidificado são locais que conseguem descobrir o câncer de mama precocemente e consequentemente conseguem curar a maioria dos casos. Então quanto mais cedo se diagnostica uma doença é melhor porque as taxas de cura são maiores e os tratamentos tendem a ser mais baratos”
(Repórter) Em 2017, a Campanha foi feita em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher no Senado e o Serviço Médico da Câmara dos Deputados atendeu 150 funcionárias terceirizadas do Senado. As pacientes com suspeita de câncer foram encaminhadas para novos exames e tratamento na rede pública de saúde do Distrito Federal. Entre elas, a copeira Marileide Landim, de 63 anos, que encontrou um nódulo suspeito, mas outros 4 exames revelaram que o nódulo era benigno. Marileide elogiou a iniciativa.
(Marileide Landim) “O exame que eu fiz aqui deu um probleminha. Aí chegou lá ela fez outros exames lá também, que nem a médica aqui falou, e disse que não precisava fazer cirurgia nem nada. Que estava tudo bem. Pra acompanhar. Em fevereiro vou ter outra consulta. Isso é uma benção. Porque uns podem fazer e outros não. Eu mesmo estava difícil. Porque eu não tenho plano de saúde, sabe como é que estão os hospitais aí? Pra conseguir uma consulta só se for milagre mesmo”
(Repórter) A Câmara dos Deputados também deve atender outras 160 funcionárias terceirizadas daquela Casa. O Outubro Rosa é um movimento internacional e a cor vem do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.
LOC: AS FUNCIONÁRIAS INTERESSADAS EM PARTICIPAR DA CAMPANHA DEVEM SE INSCREVER PELOS RAMAIS 1716 OU 1707, A PARTIR DAS NOVE HORAS DA MANHÃ DO DIA OITO DE OUTUBRO. OS EXAMES DE MAMOGRAFIA SERÃO FEITOS NO SETOR DE RADIOLOGIA DO DEPARTAMENTO MÉDICO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.