Entenda o funcionamento da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal — Rádio Senado
Congresso

Entenda o funcionamento da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) trata de proposições relacionadas a trabalho, previdência, assistência social, saúde, populações indígenas, entre outros temas. O colegiado é formado por 21 senadores titulares e 21 suplentes, que se reúnem às quartas-feiras, às 9h. A CAS possui atualmente uma subcomissão especial em funcionamento, criada para propor iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas com doenças raras. Mais detalhes na reportagem de Adrian Alencar.

14/09/2018, 21h01 - ATUALIZADO EM 17/09/2018, 16h48
Duração de áudio: 01:27
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza sabatina de indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mesa:
indicado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho;
presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (MDB-SP).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS ANALISA PROJETOS SOBRE OS ASSUNTOS COMO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE. LOC:. ELA É COMPOSTA POR 21 SENADORES TITULARES E 21 SUPLENTES. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: A Comissão de Assuntos Sociais trata de proposições relacionadas a trabalho, previdências, assistência social, saúde, populações indígenas, entre outros temas. E as reuniões da comissão acontecem às quartas-feiras, às 9 da manhã. O secretário adjunto da CAS, Pedro Nunes, explica que parte do trabalho de uma comissão se assemelha ao do plenário do Senado, podendo até aprovar projetos de lei. (Pedro Nunes) A função típica de uma comissão é deliberar, votar projetos assim como acontece no plenário, só que a divisão aqui se dá por temas específicos. (Repórter) Todas as comissões contam com um número de membros titulares e suplentes, e a composição se renova a cada dois anos, no primeiro e terceiro ano de cada legislatura. A Comissão de Assuntos Sociais é composta por 21 senadores titulares e 21 suplentes. O secretário adjunto Pedro Nunes destaca que as áreas de atuação da comissão são divididas em três grupos. (Pedro Nunes) Os nossos temas são esses que eu falei, esses três grandes grupos: trabalho e emprego, legislação social e proteção e defesa da saúde. (Repórter) A Comissão de Assuntos Sociais possui atualmente uma subcomissão especial em funcionamento, criada para propor iniciativas para promoção e defesa dos direitos das pessoas com doenças raras. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00