CAE pode votar projeto que aperfeiçoa crédito e seguro rural
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) pode votar na próxima semana projeto (PLS 185/2017) que tem o objetivo de aperfeiçoar mecanismos do crédito e do seguro rurais. Segundo a autora da proposta, senadora Kátia Abreu (PDT-TO), a ideia é melhorar a gestão dos recursos e dar mais liberdade ao produtor rural.

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PODE VOTAR NA PRÓXIMA SEMANA PROJETO QUE TEM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAR MECANISMOS DO CRÉDITO E DO SEGURO RURAIS.
LOC: A IDEIA É MELHORAR A GESTÃO DOS RECURSOS E DAR MAIS LIBERDADE AO PRODUTOR RURAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
(Repórter) A proposta da senadora do PDT de Tocantins, Kátia Abreu, é juntar todos os subsídios ao crédito rural no ministério da Fazenda e permitir que o Governo Federal crie um programa de subvenção a opções privadas de seguro. A senadora, que foi ministra da Agricultura entre 2014 e 2016, acredita que a iniciativa dará mais opções ao produtor rural.
(Kátia Abreu) Aí o Governo poderá dizer: "Espere aí que eu vou subvencionar 20%". É para estimular o setor privado a ir diretamente na Bolsa e não apenas travar nas trades. O que o produtor faz hoje? Já vende travado nas trades e não tem segurança nenhuma. Se o preço subir, bem, se não subir, amém. Então, dará opção para que ele também use essa subvenção na opção privada.
(Repórter) Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, a proposta poderá reduzir ainda os riscos para a administração pública.
(Armando Monteiro) Oferece um instrumento novo para modernizar a gestão de risco do setor e que poderá – esse é um aspecto muito interessante – vir no futuro a reduzir o impacto fiscal decorrente hoje do nível de subsídios e de subvenções implícitos nas operações de crédito rural.
(Repórter): O projeto, que já foi aprovado na Comissão de Agricultura, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados após a análise da Comissão de Assuntos Econômicos.
PLS 185/2017