Horário eleitoral reduzido deve favorecer candidatos mais conhecidos
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 31 de agosto e vai até 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições. Serão dez dias a menos do que na última campanha presidencial. A redução gerou polêmica. Por um lado, deve baratear os custos das campanhas; mas, por outro, pode beneficiar os candidatos mais conhecidos.
Transcrição
LOC: A CAMPANHA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TELEVISÃO COMEÇA NO DIA 31 DE AGOSTO E VAI ATÉ O DIA 4 DE OUTUBRO.
LOC: SERÃO 35 DIAS DE HORÁRIO ELEITORAL, DEZ A MENOS QUE NA ÚLTIMA CAMPANHA PRESIDENCIAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
TÉC: Os candidatos aos cargos de presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital terão dez dias a menos de horário eleitoral no rádio e na televisão para tentar conquistar o voto do eleitor. O senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, disse que a intenção foi deixar as campanhas eleitorais mais baratas. Com a redução dos programas e a proibição de efeitos especiais, montagens, truncagens e computação gráfica, por exemplo, os partidos vão gastar menos com o horário eleitoral:
(BEZERRA) eu destacaria sobretudo a limitação dos gastos da campanha e eu acho que enseja mais transparência, mais legitimidade.
(MAURÍCIO): O consultor do Senado e cientista político, Arlindo Fernandes, destaca, no entanto, que muita gente só toma consciência das eleições com o início do horário eleitoral no rádio e na televisão. E a redução do tempo pode favorecer os candidatos mais conhecidos, especialmente aqueles que já têm mandato:
(ARLINDO FERNANDES): Ele vai tomar nota, ele vai tomar consciência nesse 35 dias finais da campanha. A favor da norma se tem a compreensão de que o processo eleitoral possa ser visto como algo mais natural. Agora, do ponto de vista crítico, a redução do período de campanha... ele acaba por certa maneira reforçar a desigualdade entre os candidatos.
(MAURÍCIO): O primeiro turno das eleições será no dia 07 de outubro. Onde houver segundo turno, a propaganda eleitoral volta ao ar no dia 12 de outubro e se estende até o dia 26 do mesmo mês, dois dias antes da votação. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.