147 milhões de brasileiros estão aptos para votar na maior eleição da história — Rádio Senado
Eleições

147 milhões de brasileiros estão aptos para votar na maior eleição da história

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 147,3 milhões de eleitores estão aptos para votar nas eleições de 7 de outubro, a maior da história do País. Cada um deles deve escolher o presidente da República, o governador do seu estado, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual, ou deputado distrital no caso do Distrito Federal. Segundo o TSE, o Brasil ganhou 4,8 milhões de eleitores em comparação com 2014. A maioria do eleitorado é composto por mulheres, com 77,3 milhões de votantes, 52,5% do total. O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, destacou a maior participação de brasileiros no exterior e o crescimento da identificação pela biometria, além da utilização do nome social para travestis e transexuais. O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a importância do voto para o fortalecimento da democracia. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado.

02/08/2018, 17h21 - ATUALIZADO EM 02/08/2018, 17h21
Duração de áudio: 03:13
Ministro Luiz Fux, apresenta o perfil do eleitorado brasileiro e inaugura o Centro de Divulgação das Eleições 2018 ( CDE ). Brasília-DF, 01/08/2018

Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

Transcrição
LOC: NO PRÓXIMO 7 DE OUTUBRO, 147 MILHÕES DE BRASILEIROS IRÃO ÀS URNAS PARA PARTICIPAR DA MAIOR ELEIÇÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS. O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DESTACOU AVANÇOS NO PLEITO DESTE ANO, COMO O AUMENTO DO NÚMERO DE ELEITORES NO EXTERIOR E IDENTIFICADOS PELA BIOMETRIA. LOC: SENADORES E ESPECIALISTAS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO VOTO PARA O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 147 milhões e trezentos e dois mil eleitores estão aptos para participar das eleições no dia 7 de outubro, a maior da história do País. Cada um deles deve escolher o presidente da República, o governador do seu estado, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual, ou deputado distrital no caso do Distrito Federal. Segundo o TSE, o Brasil ganhou quatro milhões, quatrocentos e oitenta mil eleitores em comparação com 2014. No entanto, um milhão e quatrocentas mil pessoas não poderão ir às urnas porque estão com os direitos políticos suspensos. A maioria do eleitorado é composto por mulheres, com 77 milhões de votantes, 52,5% do total. O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, destacou a maior participação de brasileiros no exterior, que saltou de 354 para 500 mil eleitores, e o crescimento da identificação pela biometria, que aumentou de 21 milhões para 73 milhões de votantes nos últimos quatro anos. Outra novidade, segundo Fux, é a utilização do nome social para travestis e transexuais. (Luiz Fux) “Identificação biométrica, nós estamos a largo passo de outros países, essa questão do nomes social dos transgêneros, nós podemos estabelecer uma visão mais igualitária da vida humana” (Repórter) Em debate na Comissão de Direitos Humanos sobre as eleições deste ano, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu a importância do voto. (Paulo Paim) “Nós temos que olhar para a vida dos homens públicos. Que os bons voltem e aqueles que têm um discurso de palanque, mas aqui dentro, depois, votam contra o povo, esses não podem voltar. Agora, se você não votar, você está jogando no time dos piores” (Repórter) Para o advogado Samuel dos Santos, a democracia é um dos direitos humanos e deve ser fortalecida nas eleições de 2018. (Samuel dos Santos) “Incrivelmente, nós temos que tratar de defender a democracia. Nós que imaginávamos que essa fase da vida nacional já havia sido superada. A responsabilidade que pesa sobre os nossos ombros de assegurar esta forma civilizada de vida” (Repórter) O TSE também registrou que haverá uma menor participação dos jovens de 16 e 17 anos, que representam cerca de um por cento do eleitorado, em 7 de outubro. O número de pessoas aptas para exercer o voto facultativo nesta faixa etária caiu de 1 milhão e 617 mil para um milhão e 400 mil pessoas nos últimos quatro anos.

Ao vivo
00:0000:00