CDR discute em Natal reconhecimento do Forró como patrimônio imaterial da cultura brasileira — Rádio Senado
Comissões

CDR discute em Natal reconhecimento do Forró como patrimônio imaterial da cultura brasileira

A Comissão de Desenvolvimento Regional promoveu nesta quinta-feira, na capital do Rio Grande do Norte, Natal, uma audiência para discutir a proposta que reconhece o forró como patrimônio imaterial da cultura brasileira. A senadora Fátima Bezerra, do PT potiguar, afirmou que o objetivo é valorizar uma das mais relevantes manifestações artísticas nacionais.

14/06/2018, 19h05 - ATUALIZADO EM 14/06/2018, 19h05
Duração de áudio: 01:45
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 7 itens. Na pauta, o PLS 68/2016, que trata da isenção de imposto para Zona Franca Verde.

Em pronunciamento, à mesa, presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

 Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL FOI NESTA QUINTA-FEIRA À CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NATAL, PARA DISCUTIR A PROPOSTA QUE RECONHECE O FORRÓ COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CULTURA BRASILEIRA. LOC: A PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADORA FÁTIMA BEZERRA, DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO ESTILO PARA A REGIÃO NORDESTE E PARA O BRASIL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. TÉC: Especialmente neste mês de junho, o ritmo popular nordestino se espalha pelas diversas regiões do País, nos tradicionais arraiais que celebram os festejos juninos. Devido à importância cultural do gênero e aos seus impactos socioeconômicos, a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado discute uma proposta que reconhece o forró como patrimônio imaterial da cultura brasileira. A senadora Fátima Bezerra, do PT potiguar, afirmou que o objetivo é valorizar uma das mais relevantes manifestações artísticas nacionais. (Fátima Bezerra) Nós queremos valorizar os nossos artistas, valorizar a nossa cultura, preservar as raízes de uma expressão popular que tem muito da nossa história, da nossa identidade, do Brasil, especialmente do povo nordestino. Nós não estamos falando de uma expressão popular qualquer, nós estamos falando de uma expressão do ponto de vista popular mais genuína da cultura brasileira. (Celso) Fátima Bezerra afirmou ainda que a realização de audiências públicas em diferentes estados contribui para mobilizar segmentos diversos da sociedade em torno do assunto. (Fátima Bezerra) Essa audiência pública é mais um passo importante para fortalecer a mobilização social, a mobilização política, em prol do forró como patrimônio imaterial da cultura brasileira. (Celso) Entre os participantes da audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estavam parlamentares, secretários de cultura e a presidente do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa.

Ao vivo
00:0000:00