Investimentos chineses no Brasil devem continuar crescendo rapidamente — Rádio Senado
Comissões

Investimentos chineses no Brasil devem continuar crescendo rapidamente

Entre 2003 e 2017 a China investiu U$ 55 bilhões no Brasil e os investimentos devem continuar em ritmo acelerado nos próximos anos. A opinião é do diplomata Paulo de Mesquita, que teve a indicação como próximo embaixador na China aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que a aproximação com a China também oferece oportunidades para empresas brasileiras não só na venda de produtos básicos como soja e minério de ferro.  A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

13/06/2018, 18h16 - ATUALIZADO EM 13/06/2018, 18h16
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para China e Espanha. 

Mesa: 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Reino da Espanha e, cumulativamente no Principado de Andorra, Pompeu Andreucci Neto; 
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL); 
indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na República Popular da China e, cumulativamente, na Mongólia, Paulo Estivallet de Mesquita.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: A CHINA, QUE JÁ É O PRINCIPAL PARCEIRO COMERCIAL DO BRASIL, DEVE AUMENTAR OS INVESTIMENTOS AO LONGO DOS PRÓXIMOS ANOS. LOC: ESSE FOI UM DOS ASSUNTOS DEBATIDOS NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES COM OS INDICADOS COMO PRÓXIMOS EMBAIXADORES BRASILEIROS NA CHINA E NA ESPANHA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A China já é a maior economia do mundo em relação ao poder de compra dos cidadãos chineses. Em poucos anos, o país deverá ultrapassar os Estados Unidos e se tornar a maior economia mundial também em números absolutos. Esse desempenho se deve a uma velocidade de crescimento econômico sem precedentes nos últimos 40 anos. A abertura comercial foi um fator chave para esse resultado. A China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil e um grande investidor no país. Entre 2003 e 2017 os chineses investiram 55 bilhões de dólares em cerca de 100 projetos no território brasileiro. Mas esses investimentos ainda têm espaço para crescer bastante. A opinião é do diplomata Paulo de Mesquita, que teve a indicação como próximo embaixador na China aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. (Paulo de Mesquita) A China é também um parceiro muito relevante em ciência e tecnologia, que é também uma parceria tradicional. Mas com o crescimento chinês, surgem oportunidades adicionais. (Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou que a aproximação com a China oferece oportunidades para empresas brasileiras não só na venda de produtos básicos como soja e minério de ferro. (Ana Amélia) Uma empresa do Rio Grande do Sul está vendendo a tecnologia do aeromóvel para a China. (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores do Senado também aprovou a indicação de Pompeu Andreucci Netto, como próximo chefe da missão do Brasil na Espanha. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00