Ministro da Integração diz que CE, PB e RN vão receber águas do Rio São Francisco ainda em 2018 — Rádio Senado
Transposição do Rio São Francisco

Ministro da Integração diz que CE, PB e RN vão receber águas do Rio São Francisco ainda em 2018

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo ouviu nesta terça-feira (5) o ministro da Integração, Antônio de Pádua Andrade, sobre o calendário das obras de transposição do Rio São Francisco. Ele garantiu que as águas devem chegar em agosto ao Ceará, e até outubro ao Rio Grande do Norte e à Paraíba. O ministro chamou a atenção para a falta de recursos para obras complementares, como a Barragem de Oiticica, que só teria recursos garantidos para mais quatro meses de construção. A presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), cobrou, ainda, urgência na revitalização do rio. A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

05/06/2018, 19h38 - ATUALIZADO EM 05/06/2018, 19h38
Duração de áudio: 02:14
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza audiência interativa com a participação do ministro da Integração Nacional, para tratar sobre a conclusão do projeto de transposição do rio São Francisco, principalmente os ramais que beneficiam Rio Grande do Norte e Paraíba.

Mesa:
ministro de Estado da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade;
presidente eventual da CDR,  senador Garibaldi Alves Filho (MDB-RN).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO OUVIU NESTA TERÇA-FEIRA O MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, ANTÔNIO DE PÁDUA ANDRADE. LOC: ELE CONFIRMOU O CALENDÁRIO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO QUE PREVÊ A CHEGADA DA ÁGUA AO CEARÁ, À PARAÍBA E AO RIO GRANDE DO NORTE ATÉ O FIM DO ANO. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. TÉC: O Ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua Andrade, confirmou à Comissão de Desenvolvimento Regional o calendário das obras do projeto de Integração do Rio São Francisco, após mudança da empresa responsável pelas obras do Eixo Norte, que devem beneficiar 7 milhões de pessoas. Segundo ele, as águas devem chegar até agosto ao estado do Ceará, e até o final do ano à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. (Antônio) “Hoje a obra está com 1.500 funcionários. Até o final de junho vamos chegar a 3 mil funcionários. Nossa meta principal é inaugurar ainda este mês a última estação elevatória da transposição e até final de agosto a gente entrar com a água no Ceará.” (REP) Os funcionários, segundo o ministro, estariam trabalhando em três turnos e nos finais de semana para garantir o cumprimento dos prazos. Porém, Antônio de Pádua Andrade chamou a atenção dos parlamentares para as dificuldades orçamentárias envolvendo as obras complementares da transposição e pediu mobilização política. (Antônio): “Até o final do ano, talvez no mês de setembro, outubro, a gente já chega com a água no Rio Grande do Norte. Mas eu acho que o grande problema do RN seria o Ramal do Apodí, que a gente tem que mobilizar. Mas tem uma situação a gente vê com muita preocupação que é a barragem de Oiticica. Hoje o empenho e o recurso dá aproximadamente para 4 meses. Precisamos ainda de R$ 238 milhões para que a obra conclua.” (REP) A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, também ressaltou a importância de dar prosseguimento à revitalização do Rio São Francisco. (Fátima): “Nós tínhamos que cuidar da aqualidade das águas do Velho Chico. Principalmente nós os estados que recebem as águas do São Francisco, mais do que ninguém a gente tem que ter essa preocupação Quantos municípios, por exemplo, tem o tratamento de esgotos?.” (REP) Os Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração somam quase 500 quilômetros de extensão, além de contar com 27 reservatórios, 13 aquedutos e nove estações de bombeamento. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

Ao vivo
00:0000:00