Professores e funcionários de creches e escolas devem fazer cursos de primeiros socorros — Rádio Senado
Proposta

Professores e funcionários de creches e escolas devem fazer cursos de primeiros socorros

O relatório da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) (PLC 17/2018) aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte obriga os estabelecimentos de recreação infantil e as creches e escolas do ensino infantil, fundamental e médio a oferecer anualmente para seus professores e funcionários cursos de treinamento em primeiros socorros. A senadora explicou que a proposta foi inspirada na história do menino Lucas Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 ao se engasgar com um cachorro-quente em um passeio escolar. Rose de Freitas informou que acidentes como sufocamento, afogamento e quedas são as principais causas de morte de crianças a partir de um ano de idade. Para ela, o atendimento básico de emergência pode ajudar a salvar vidas. A reportagem é de George Cardim, da Rádio Senado.

29/05/2018, 18h12 - ATUALIZADO EM 29/05/2018, 18h12
Duração de áudio: 02:01
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 20 itens. Na pauta, o PLC 17/2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores.

À mesa:
vice-presidente da CE, senador Pedro Chaves (PRB-MS);
senador Dário Berger (MDB-SC).

Bancada:
senador Lasier Martins (PSD-RS); 
senadora Marta Suplicy (MDB-SP); 
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador José Maranhão (MDB-PB); 
senadora Rose de Freitas (Pode-ES);
senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS CRECHES, ESCOLAS E BRINQUEDOTECAS DEVEM OFERECER AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS O TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. O OBJETIVO É GARANTIR O ATENDIMENTO BÁSICO DE EMERGÊNCIA EM CASOS COMO QUEDAS E SUFOCAMENTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O projeto, já aprovado pela Câmara, obriga as creches e escolas do ensino infantil, fundamental e médio, além de estabelecimentos de recreação infantil, que incluem de parques infantis a brinquedotecas, a oferecer anualmente para seus professores e funcionários cursos de treinamento em primeiros socorros. A relatora, senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, explicou que o proposta foi inspirada na história do menino Lucas Zamora, de 10 anos, que morreu em 2017 ao se engasgar com um cachorro-quente em um passeio escolar, sem receber os primeiros socorros. Rose de Freitas explicou que acidentes como sufocamento, afogamento, envenenamento, quedas e queimaduras são as principais causas de morte de crianças a partir de um ano de idade. Para ela, o atendimento básico de emergência pode ajudar a salvar vidas. (Rose de Freitas) “Busca justamente oferecer maior proteção a essas crianças no ambiente escolar, por meio da capacitação de professores e funcionários para atuar nos primeiros cuidados em caso de acidente ou mal súbito, de modo a melhorar o quadro, evitar sequelas e, até mesmo, salvar vidas.” (Repórter) Pelo texto, as instituições também devem colocar o certificado de capacitação em primeiros socorros em local visível. Quem descumprir a regra pode ser punido com notificação, multa e até fechamento da escola ou estabelecimento de recreação. O projeto aprovado pela Comissão de Educação deve ser votado agora pela Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00