CE aprova projeto que amplia o Ideb para todas as escolas — Rádio Senado
Educação

CE aprova projeto que amplia o Ideb para todas as escolas

A Comissão de Educação aprovou nesta terça-feira uma proposta (PLS 299/2014) que amplia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para todas as creches e escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Criado em 2007 e com duração até 2024, o IDEB busca medir o aprendizado dos alunos de escolas públicas do ensino básico, além de estabelecer metas para a melhoria da educação. O índice leva em conta a taxa de aprovação e o desempenho dos alunos nas provas de português e matemática em exames como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Educação Básica. O relator, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) argumenta que a mudança pode ajudar pais e alunos a avaliar a qualidade dos colégios e orientar a definição de políticas para diminuir as taxas de repetência e a evasão escolar. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

29/05/2018, 16h39 - ATUALIZADO EM 29/05/2018, 16h39
Duração de áudio: 01:30
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 20 itens. Na pauta, o PLC 17/2018, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores.

À bancada, em pronunciamento, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CÁLCULO DO IDEB PODERÁ SER AMPLIADO PARA TODAS AS CRECHES E ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Criado em 2007 e com duração até 2024, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica busca medir o aprendizado dos alunos de creches e escolas públicas do ensino fundamental e médio, além de estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice leva em conta a taxa de aprovação e o desempenho dos alunos nas provas de português e matemática em exames aplicados pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Educação Básica. O relatório do senador Antônio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, amplia o cálculo do Ideb também para as escolas particulares, mas deixa de fora as instituições de educação especial. Para ele, a mudança pode ajudar pais e alunos a avaliar a qualidade das escolas e orientar a definição de políticas para diminuir as taxas de repetência e a evasão escolar. (Antonio Anastasia) “A proposta é tornar o Ideb mais abrangente do que já é do que já é, de maneira a dar uma fotografia melhor não só para a administração mas para as própria escolas, os pais e os alunos conhecerem os seus resultados.” (Repórter) O projeto aprovado pela Comissão de Educação deve seguir agora para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim. PLS 299/2014

Ao vivo
00:0000:00