MEC garante continuidade do Parfor

Transcrição
LOC: O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ASSEGUROU AO SENADO FEDERAL QUE NÃO HAVERÁ INTERRUPÇÃO NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, O PARFOR.
LOC: O ANÚNCIO FOI COMEMORADO PELOS PARTICIPANTES DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
TÉC: O Ministério da Educação lançou em fevereiro três editais com 190 mil vagas para a formação de professores dentro de uma nova plataforma conhecida como Profic. Não houve menção ao modelo antigo, o Parfor. Isso gerou a suspeita de que o programa estivesse ameaçado de ser suspenso ou até extinto. Mas o representante do Ministério da Educação, Carlos Lenuzza, garantiu que as duas ações são complementares e que nunca foi cogitado o fim do Parfor.
(CARLOS LENUZZA): Nós vamos manter rigorosamente o PARFOR, da forma que está, apenas desburocratizando algumas situações. Lançaremos a publicação da portaria da PARFOR da forma que está. Lançamento do edital: junho de 2018; da forma que está.
(MAURÍCIO): A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, disse que a Comissão de Educação teve papel importante ao discutir o assunto e obter a garantia da continuidade do Parfor:
(FÁTIMA BEZERRA): O MEC está aqui assumindo, dizendo o PARFOR vai ter continuidade. Porque ele agora deu data, deu um calendário, até junho.
(MAURÍCIO): A Coordenadora do Fórum Nacional dos Coordenadores do Parfor, Josenilda Maués, lembrou que quase 26 por cento dos professores da educação básica não tem curso superior específico na área de educação. E que o Parfor é a melhor forma de garantir a formação adequada desses profissionais:
(JOSENILDA MAUÉS): É uma luta por uma política orgânica de formação inicial e continuada de professores. Uma formação que se alie ao desenvolvimento profissional dos professores, a valorização, a carreira. Ou seja, não é a luta por um edital.
(MAURÍCIO): O MEC anunciou também que serão priorizados os cursos de pedagogia, mas que outras áreas também terão vagas ofertadas pelo Parfor; o que era uma demanda dos profissionais de educação. Da Rádio senado, Maurício de Santi.