Comissão de Agricultura debate fechamento de fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia — Rádio Senado
Audiência pública

Comissão de Agricultura debate fechamento de fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia

A comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) debateu em audiência pública o fechamento das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe e na Bahia, conforme anunciou a Petrobras. O debate foi requerido pelo senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), que está preocupado com o aumento do desemprego e com a falência de empresas da cadeia produtiva do setor. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, foi convidado para o debate, mas não compareceu. A CRA vai convidar o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, para outra audiência, bem como se reunirá com o presidente da República, Michel Temer, para tratar do assunto.

10/04/2018, 14h17 - ATUALIZADO EM 10/04/2018, 14h57
Duração de áudio: 01:48
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência interativa para tratar sobre a possibilidade de fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Sergipe e da Bahia.

Mesa:
secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de Sergipe, José Augusto Carvalho;
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO);
Chefe de gabinete do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Coaraci Castilho.

À bancada, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA VAI SE REUNIR COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MICHEL TEMER, PARA TRATAR DO FECHAMENTO DE FÁBRICAS DE FERTILIZANTES EM SERGIPE E NA BAHIA. LOC: A DECISÃO FOI TOMADA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTIU O ASSUNTO. OUTRA AUDIÊNCIA SERÁ FEITA PARA OUVIR O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, MOREIRA FRANCO. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O fechamento da Fafen - Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados - em Sergipe e na Bahia foi anunciado pela Petrobras em 19 de março. No dia 27, o presidente da estatal, Pedro Parente, suspendeu a decisão até outubro para que o assunto fosse melhor discutido. O senador Eduardo Amorim, do PSDB de Sergipe, que pediu a audiência na Comissão de Agricultura, alertou que o fechamento das indústrias vai gerar desemprego e levar à falência várias empresas do setor. O senador informou que o Brasil importa 80% do fertilizante que utiliza e da parcela produzida no país, quase a metade é feita em Sergipe. Fechar essas fábricas, observou, compromete a soberania nacional. (Eduardo Amorim) “É estratégico! É uma questão de soberania nacional produzirmos fertilizantes aqui para a produção de alimentos. É um absurdo que se traga fertilizante da Rússia, da Ucrânia, da China, que seria produzido no nosso país, onde aqui seriam gerados milhares e milhares de empregos”. (Repórter) Também o representante do Ministério da Agricultura, Coaraci de Castilho, manifestou preocupação com o fechamento das unidades da Fafen. (Coaraci de Castilho) “O Ministério da Agricultura é solidário para defender esta causa nobre, que é uma causa não só da Bahia e de Sergipe, mas uma causa do Brasil. Que nós possamos em conjunto fazermos um trabalho que possamos sensibilizar não só na área econômica, mas na área social”. (Repórter) O presidente da Comissão de Agricultura, Ivo Cassol, do PP de Rondônia, quer se reunir com o presidente Michel Temer para discutir o assunto. (Ivo Cassol) “Vai ter que ter intervenção política porque, senão, nós vamos ficar dependentes de outros países”. (Repórter) Como o presidente da Petrobras, Pedro Parente, convidado à audiência, não compareceu, a comissão vai realizar outro debate, desta vez, com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. RRA 9/2018

Ao vivo
00:0000:00