Comissão de Educação debate formação de professores — Rádio Senado
Comissões

Comissão de Educação debate formação de professores

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) debate em audiência pública com especialistas e autoridades nesta terça-feira (10) a Política Nacional de Formação de Professores. O anúncio feito pelo Governo Federal prevê um investimento de 1 bilhão de reais na criação de 190 mil novas vagas nos Programa de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica e na Universidade Aberta do Brasil. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), que pediu a audiência, justificou que as iniciativas buscam valorizar a categoria, melhorar a qualificação dos professores e o aprendizado dentro da sala de aula.

09/04/2018, 12h46 - ATUALIZADO EM 09/04/2018, 13h44
Duração de áudio: 01:56
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PAÍS. LOC: AS INICIATIVAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO FEDERAL BUSCAM MELHORAR A QUALIFICAÇÃO DOS DOCENTES E O APRENDIZADO EM SALA DE AULA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores da Comissão de Educação debatem em audiência pública com especialistas e autoridades a Política Nacional de Formação de Professores. O plano anunciado pelo Governo Federal prevê um investimento de 1 bilhão de reais na criação de 190 mil novas vagas nos Programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica e na Universidade Aberta do Brasil. A senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, que pediu a audiência, disse que as iniciativas buscam valorizar a categoria, melhorar a qualificação dos professores e o aprendizado dentro da sala de aula. Marta Suplicy lembrou que os programas de estágio e de residência pedagógica são adotados com sucesso por diversos países e o investimento na área é fundamental para reverter o atual cenário dentro das escolas, em que muitos professores não têm a capacitação adequada. (Marta) “De acordo com o Censo Escolar de 2016, é triste a realidade que nós vivemos: 44,6% dos docentes de anos iniciais do ensino fundamental estão sem a devida formação. Ou seja, estão dando uma aula para a qual eles não têm preparo específico, numa área de conhecimento que eles não dominam. O que é que significa isso? Que a evasão escolar que nós presenciamos se dá por que o professor não está habilitado a dar aquela matéria. É esse que é o resultado” (Rep) A audiência pública é interativa e quem participar com comentários ou perguntas pode utilizar o portal e-cidadania, na página do Senado na Internet, ou pelo o Alô Senado, no número 0800 61 2211.

Ao vivo
00:0000:00