CRA debate corte no investimento em infraestrutura e impacto no escoamento da produção agrícola — Rádio Senado
Audiência pública

CRA debate corte no investimento em infraestrutura e impacto no escoamento da produção agrícola

Uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) debateu os repetidos cortes no investimento em transporte, que vêm agravando a dificuldade de escoamento da produção agrícola. Os prejuízos bilionários afetam o crescimento econômico e a balança comercial brasileira. O senador Ivo Cassol (PP-RO) reclamou que a maior parte do dinheiro da União, Estados e Municípios está indo para o custeio da máquina pública, ao invés de ser investido em estradas, ferrovias e hidrovias que criariam riqueza para o país.

03/04/2018, 14h13 - ATUALIZADO EM 03/04/2018, 14h55
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realiza audiência pública interativa para debater os investimentos em infraestrutura logística de estradas, visando o escoamento de produção agrícola, haja vista a redução do orçamento em mais de 99% em transporte terrestre. 

Mesa: 
presidente da CRA, senador Ivo Cassol (PP-RO); 
representante do ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e diretor de Programa do Departamento de Infraestrutura de Logística da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, Otto Luiz Burlier da Silveira Filho.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DEBATEU O CORTE NO INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E O IMPACTO NO ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA LOC: SENADORES PEDEM A REDUÇÃO DE GASTOS COM O CUSTEIO DA MÁQUINA PÚBLICA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Rodovias esburacadas, não duplicadas e com falta de manutenção se tornaram uma constante em vários pontos do Brasil. Além de apresentarem risco para a vida de motoristas, causam prejuízos bilionários. Começando pela dificuldade de escoar a produção agrícola, que se transformou em âncora do crescimento econômico e da balança comercial brasileira. O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, pediu a audiência pública na Comissão de Agricultura para saber por que, apesar dessa situação precária, o orçamento público para o transporte terrestre tem sido cortado anualmente. Cassol reclamou que a maior parte do dinheiro da União, Estados e Municípios está servindo para pagar funcionários públicos ao invés de ser investido em estradas, ferrovias e hidrovias que criariam riqueza para o país. (Ivo Cassol) Se o governo federal não der conta de manter a espinha dorsal do seu país(...). Então pode entregar, pode desistir. (Repórter) O especialista em logística do Ministério do Planejamento, Otto da Silveira Filho, explicou que as verbas orçamentárias para infraestrutura e logística no país começaram a cair a partir de 2014. Em 2018 elas não vão atingir 37 bilhões de reais – o menor valor em pelo menos sete anos. Mesmo assim, segundo ele, o governo vem aumentando os investimentos no setor na medida em que a economia mostra sinais de recuperação. Mas Otto reconheceu que as dificuldades financeiras impõem limites às possibilidades do governo. (Otto da Silveira) Nós sabemos que temos vários gargalos (...), mas a nossa função é fazer com que esses recursos escassos sejam melhor empregados da melhor forma possível. (Repórter) O governo federal tem 103 parcerias público-privadas de infraestrutura em andamento. Os investimentos previstos nessas obras ultrapassam os 144 bilhões de reais. Da Rádio Senado, Floriano Filho. RRA 31/2017

Ao vivo
00:0000:00