Municípios da área do Baixo Parnaíba poderão receber verbas de fundos constitucionais — Rádio Senado
CDR

Municípios da área do Baixo Parnaíba poderão receber verbas de fundos constitucionais

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei da Câmara (PLC 69/2017) que inclui os 16 municípios do Baixo Parnaíba, no Maranhão, na região do semiárido nordestino. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador João Alberto Souza (PMDB-MA). A proposta insere estes municípios maranhenses entre os beneficiados pela Lei nº 7.827/1989, que regulamenta os fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Ouça o áudio da jornalista Larissa Bortoni, da Rádio Senado.

14/03/2018, 18h53 - ATUALIZADO EM 14/03/2018, 20h40
Duração de áudio: 01:16
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza reunião com 9 itens na pauta. Entre eles, o PLS 68/2016, que trata de isenção de imposto para Zona Franca Verde.

À mesa, presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: CIDADES MARANHENSES DA ÁREA DO BAIXO PARNAÍBA PODERÃO RECEBER DINHEIRO DE FUNDOS CONSTITUCIONAIS. LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL. REPORTAGEM DE LARISSA BORTONI: (Repórter) 16 cidades da área do Baixo Parnaíba, no estado do Maranhão, podem passar a fazer parte da região do semiárido nordestino e assim receber recursos de fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Vivem nesses municípios mais de quatrocentas e dez mil pessoas, sendo que mais da metade na zona rural. O senador João Alberto Souza, do PMDB maranhense, explicou que por causa de mudanças na agricultura, o clima sofreu forte impacto com a redução das chuvas. Por isso, defendeu a necessidade de um apoio a essa população. (João Alberto Souza) Sendo cada vez mais frequente a ocorrência de eventos típicos do clima seco, como o aumento da temperatura e a redução das chuvas. Além disso, o desmatamento provocado pela nova atividade impactou fortemente os cursos d’água da região. (Repórter) Os fundos constitucionais têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social das Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. O projeto que inclui as cidades maranhenses na região do semiárido nordestino vai ser votado agora na Comissão de Assuntos Econômicos. PLC 69/2017

Ao vivo
00:0000:00