Venezuelanos em Roraima é tema de debate na CDH — Rádio Senado
Venezuela

Venezuelanos em Roraima é tema de debate na CDH

Os desafios dos governos estadual e municipais para atender os imigrantes venezuelanos que chegam todos os dias ao Brasil foi tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). Saúde e segurança são os principais problemas enfrentados como o fluxo migratório. Segundo o senador Telmário Mota (PTB – RR), autor do requerimento para o debate, o governo federal tem ajudado. Mas, em sua avaliação, a situação exige mais ações e investimentos, especialmente em saúde e educação.

27/02/2018, 15h11 - ATUALIZADO EM 27/02/2018, 15h28
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa para tratar sobre a situação dos imigrantes venezuelanos no estado de Roraima". 

Mesa:
assessora para Assuntos sobre Refugiados da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Cláudia Giovannetti Pereira dos Anjos;
chefe do Departamento da América do Sul Setentrional e Ocidental do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Tarcísio de Lima Ferreira Fernandes Costa;
presidente eventual da CDH,  senador Telmário Mota (PDT-RR);
procuradora do Trabalho da 11ª Região no Estado de Roraima, Priscila Moreto de Paula;
representante da Organização não governamental Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, Ana Maria Morreira Bruzzi.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS DESAFIOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAIS PARA ATENDER OS IMIGRANTES VENEZUELANOS QUE CHEGAM TODOS OS DIAS AO BRASIL FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. LOC: SAÚDE E SEGURANÇA SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS, COMO INFORMA A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Milhares de imigrantes venezuelanos entraram no Brasil, e continuam entrando, principalmente por Pacaraima, em Roraima. O embaixador Tarcísio Costa, representante do Itamarati, observou que o fluxo migratório exige mais investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e educação. E observou que compromissos internacionais do Brasil impedem que o país feche as fronteiras. (Tarcísio Costa) “Nós somos um povo formado por imigrantes. Conflitaria muito com nossa lógica da nossa formação uma atitude de repulsa, de expulsão, não apenas com a nossa tradição, mas com os nossos compromissos internacionais. (Repórter) Ao contrapor opiniões de que o Brasil está em crise e os investimentos devem ser destinados aos brasileiros, a representante da Cruz Vermelha, Carolina Soares, disse que as pessoas precisam de ajuda. (Carolina Soares “A principal missão da Cruz Vermelha é atenuar o sofrimento humano. Aí a gente vê esse povo sofrendo, essas pessoas precisando de ajuda, e aí não importa se é brasileiro, se não é”. (Repórter) Da mesma opinião, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Regina Souza, do PT do Piauí, defende um olhar humanitário sobre a imigração de venezuelanos. ( Regina Souza) “Espero que o Brasil olhe para isso dessa forma: com os olhos dos direitos humanos. Espero que o Brasil não entre na aventura de olhar com o olhar político, por exemplo, que os Estados Unidos entram”. (Repórter) O senador Telmário Mota, do PTB de Roraima, que pediu o debate, disse que o governo federal tem ajudado. Mas, em sua avaliação, a situação exige mais ações e investimentos, especialmente em saúde e educação. (Telmário Mota) “Que o governo Federal tenha esse olhar humanitário com o estado mais pobre da federação. E com certa rapidez porque o caso exige emergência. Roraima grita por socorro em todos os aspectos”. Também participaram da audiência pública o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, e representantes do Ministério dos Direitos Humanos, da Federação Humanitária Internacional, do Conselho Nacional de Imigração, das Nações Unidas para Refugiados e do Ministério da Saúde.

Ao vivo
00:0000:00