São Joaquim-SC pode ganhar o título de Capital Nacional da Maçã — Rádio Senado
Proposta

São Joaquim-SC pode ganhar o título de Capital Nacional da Maçã

A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, pode ganhar o título de Capital Nacional da Maçã. É o que estabelece um projeto (PLC 49/2017) aprovado nesta terça-feira (06) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Segundo o relator da proposta, senador Dário Berger (MDB – SC), São Joaquim é a maior produtora de maçãs do país, responsável por duas em cada dez frutas que chegam às mesas dos brasileiros. A atividade envolve desde pequenos produtores a grandes empresas e movimenta mais de 50% da economia local.

06/02/2018, 13h17 - ATUALIZADO EM 08/02/2018, 10h53
Duração de áudio: 02:11
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 16 itens. Na pauta, PLC 12/2017, que determina suspensão de cinco anos para torcida que invadir treino.

Em pronunciamento, à bancda, senador Dário Berger (PMDB-SC).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CIDADE DE SÃO JOAQUIM, EM SANTA CATARINA, PODE GANHAR O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Os visitantes da serra catarinense poderão ser recebidos em São Joaquim com um letreiro dando as boas vindas à Capital Nacional da Maçã. Um projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Educação do Senado confere o título ao município de 26 mil habitantes, localizado a 200 quilômetros de Florianópolis, a capital do Estado. O relator da proposta, senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, lembrou que São Joaquim é a maior produtora de maçãs do país, responsável por duas em cada dez frutas que chegam às mesas dos brasileiros. A atividade envolve desde pequenos produtores a grandes empresas e movimenta mais de 50 por cento da economia local. O cultivo da macieira na região é uma tradição desde o início do século passado e a cidade também organiza desde 1952 a festa nacional da maçã. Durante o debate na Comissão de Educação, Dário Berger fez questão de listar os benefícios da fruta para a saúde. (Dário Berger) “Comer maçã frequentemente traz diversos benefícios para nossa saúde, tais como, reduzir o colesterol, inibe a oxidação lipídica, tem propriedades antioxidantes, tem efeito diurético, ajuda a reduzir os riscos de diabetes e de câncer, ajuda na perda de peso e melhora a circulação sanguínea. Existe até um ditado famoso nos países de língua inglesa que diz que uma maçã por dia mantém o médico à distância” (Repórter) O senador catarinense ainda lembrou que São Joaquim é conhecida como “Cidade da Neve”, pelas baixas temperaturas registradas no inverno. Para virar lei, a proposta deve ser aprovada pelo plenário do Senado e sancionada pela Presidência da República. PLC 49/2017

Ao vivo
00:0000:00