Crise hídrica foi destaque na Comissão de Desenvolvimento Regional em 2017
A falta de água na região Nordeste dominou o debate na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo em 2017. A transposição do Rio São Francisco, uma das maiores obras em andamento no país, foi um dos principais focos nas discussões em audiências públicas com representantes do governo e especialistas. Ao longo do ano, a comissão também tratou de temas como a reforma da Previdência em municípios do Norte e Nordeste, a crise fiscal e o incentivo ao turismo.
Transcrição
LOC: A FALTA DE ÁGUA NO NORDESTE E EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS DOMINOU O DEBATE NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO AO LONGO DE 2017.
LOC: A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO FOI UM DOS PRINCIPAIS FOCOS NAS DISCUSSÕES. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
(Repórter) Ao longo de 2017 a crise hídrica, especialmente na região Nordeste, foi o assunto mais discutido nas treze audiências públicas da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. A transposição do Rio São Francisco, uma das maiores obras em andamento no País, motivou debates com representantes do governo e especialistas. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, compareceu duas vezes à comissão para falar sobre as ações da pasta e explicar o atraso das obras de transposição. Para a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, falta no país uma política nacional de águas competente e equilibrada.
(Lídice da Mata) O Nordeste pode virar deserto, que alguns movimentos serão feitos, poucos. Mas na hora que atinge São Paulo, aí o Brasil acorda para a existência do problema.
(Repórter) A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, lembrou que o estado dela será um dos prejudicados pela falta de planejamento adequado na transposição do Rio São Francisco.
(Fátima Bezerra) Imagine o vexame, a tragédia que seria quando (...) de acordo com o calendário divulgado, as águas estarem prontas para chegar ao Rio Grande do Norte e demorar e muito (...) porque o rio está totalmente obstruído, assoreado.
(Repórter) O senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, também defendeu maior planejamento hídrico no país e pediu uma audiência pública para debater a transposição das águas do rio Tocantins para o rio São Francisco. Ele disse estar muito preocupado com a falta de água para consumo humano, geração de energia elétrica e irrigação da fruticultura no Nordeste, colocando em risco centenas de empregos.
(Elmano Férrer) Contratos já firmados com empresas (...) no exterior. E faltando água,(...) na iminência de um colapso na produção em Petrolina e em Juazeiro da Bahia.
(Repórter) Outras audiências públicas durante o ano discutiram assuntos como a Reforma da Previdência em municípios do Norte e Nordeste, a crise fiscal e o incentivo ao turismo.