CAS aprova indicação de diretor para a Anvisa — Rádio Senado
Comissões

CAS aprova indicação de diretor para a Anvisa

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (29) o nome de Alessandra Bastos Soares para o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Os senadores destacaram o papel da Anvisa, mas defenderam mais agilidade para as pesquisas clínicas e no registro de novos medicamentos.

29/11/2017, 12h05 - ATUALIZADO EM 29/11/2017, 15h21
Duração de áudio: 01:19
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza sabatina da indicada para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Mesa:
presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP);
indicada para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alessandra Bastos Soares.


À bancada, senadora Ana Amélia (PP-RS).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O NOME DE ALESSANDRA BASTOS SOARES PARA O CARGO DE DIRETORA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. LOC: OS SENADORES DESTACARAM O PAPEL DA ANVISA, MAS DEFENDERAM MAIS AGILIDADE PARA AS PESQUISAS CLÍNICAS E NO REGISTRO DE NOVOS MEDICAMENTOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores destacaram a experiência acadêmica e profissional de Alessandra Bastos Soares e sua atuação como farmacêutica, especialista em gestão de saúde e assuntos regulatórios e no tratamento de pessoas com câncer e doenças raras. Em sabatina, a indicada para o cargo de diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ressaltou o papel da Anvisa para garantir mais segurança, e eficácia na liberação de remédios e cosméticos e na fabricação e rotulagem de alimentos. Ela também elogiou o protagonismo do Senado para fortalecer o funcionamento da agência. A relatora da indicação, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, reconheceu o trabalho da Anvisa, mas defendeu um projeto de lei que dá mais agilidade nas pesquisas clínicas para facilitar os testes de novas drogas e o registro de medicamentos para o tratamento de doenças, como câncer, mal de Alzheimer e diabetes. (Ana Amélia) “São doenças que ela tem pressa, porque o paciente dependendo do tipo de tumor não dá para esperar tempo. Então, nossa preocupação primeira é com o paciente, A segunda é com a possibilidade que nossos médicos pesquisadores , nosso cientistas, tenham um tempo aceitável para iniciar os grupos de pesquisas” (Rep) O projeto que agiliza as pesquisas clínicas já foi aprovado pelo Senado e está em análise na Câmara dos Deputados. A indicação de Alessandra Bastos Soares para o cargo de diretora da Anvisa deve ser analisada agora pelo plenário do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim.

Ao vivo
00:0000:00