Sugestão popular pretende revogar título de Patrono da Educação Brasileira de Paulo Freire
Uma sugestão de iniciativa popular (SUG 47/2017) quer retirar de Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira (Lei 12612). A ideia está em exame da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). Segundo a autora da sugestão, Stefanny Papaiano, Paulo Freire é considerado um filósofo de esquerda e o método apresentado por ele é um fracasso retumbante que gerou resultados catastróficos na educação. A relatora da matéria na CDH, senadora Fátima Bezerra (PT – RN), discorda e lembra que Paulo Freire teve sua obra reconhecida pela Unesco, além de receber mais de 40 títulos de Honoris Causa de universidades de todo o mundo. Fátima Bezerra anunciou que seu parecer será pela rejeição da proposta.
Transcrição
LOC: UMA SUGESTÃO DE INICIATIVA POPULAR QUER RETIRAR DE PAULO FREIRE O TÍTULO DE PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
LOC: A IDÉIA ESTÁ EM EXAME DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. A RELATORA, SENADORA FÁTIMA BEZERRA, JÁ ANUNCIOU SEU PARECER PELA REJEIÇÃO DA PROPOSTA. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES:
(Repórter) A ideia legislativa de revogar a lei que dá a Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira foi apresentada pela internet no E-cidadania, do Senado. Como recebeu mais de 20 mil apoios, foi enviada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa como sugestão que, se aprovada, passa a ser discutida como projeto de lei. Segundo a autora da sugestão, Stefanny Papaiano, Paulo Freire é considerado um filósofo de esquerda e o método apresentado por ele é um fracasso retumbante que gerou resultados catastróficos na educação. A relatora da matéria na CDH, senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, discordou e lembrou que Paulo Freire teve sua obra reconhecida pela Unesco, além de receber mais de 40 títulos de honoris causa de universidades de todo o mundo. Ela anunciou que seu parecer será pela rejeição da proposta.
(Fátima Bezerra) Já estou proferindo o meu parecer, que evidentemente será pela rejeição. Porque, simplesmente, é querer desconhecer a história, a grandeza, o legado que Paulo Freire deixou para a Educação, não só no Brasil, mas no mundo.
(Repórter) Em uma discussão do assunto na Comissão de Educação, o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, disse que quer estar na CDH para debater essa sugestão.
(Cristovam Buarque) Eu quero estar lá, lutando contra esse absurdo. Há um movimento, nessa orgia de sectarismo que toma conta do Brasil, de cassar o título de Patrono da Educação do maior símbolo da educação brasileira e um dos maiores do mundo, que é Paulo Freire, que tem livros clássicos na literatura mundial, especificamente da Pedagogia e das liberdades.
(Repórter) A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação enviou à Comissão de Direitos Humanos uma nota de repúdio à sugestão. Por iniciativa da senadora Fátima Bezerra, a comissão vai realizar uma audiência pública para discutir o assunto. A data ainda será confirmada pela comissão.
Sugestão 47/2017