Brasil pode sediar COP-25 em 2019
O ministro do Meio ambiente, Sarney Filho, declarou em Bonn, Alemanha, que o Brasil tem todas as condições para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 25), que será realizada em 2019. Para o senador Jorge Viana (PT-AC), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso, o evento pode ser uma oportunidade de o país seguir com uma agenda positiva na área ambiental.
Transcrição
LOC: O BRASIL SE DISPÔS A SEDIAR A COP 25, QUE SERÁ REALIZADA EM 2019.
LOC: PARA O SENADOR JORGE VIANA, PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, O EVENTO PODE SER UMA OPORTUNIDADE DE O PAÍS SEGUIR COM UMA AGENDA POSITIVA NA ÁREA AMBIENTAL. A REPÓRTER PAULA GROBA, ENVIADA ESPECIAL A BONN, TRAZ OS DETALHES
TÉC: Depois de sediar a Eco 92, que foi o ponto de partida para a criação de conferências das Partes sobre Mudanças Climáticas, o Brasil pode voltar a ser local de um grande evento nessa área. A COP 25, que será em 2019. Um evento global para discutir as ações dos países para frear a mudança climática. Segundo o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o Brasil tem tudo para sediar grandes eventos como esse, que chega a reunir 35 mil pessoas de vários cantos do mundo.
(Sarney Filho) Acho importante porque primeiro o Brasil é uma liderança expressiva no combate ao aquecimento global e o Brasil tem expertise em receber grandes eventos ambientais, a Rio 92 e a Rio+20. Então, 2019 a COP25 vai ser uma COP importante, a última COP antes da implementação de Paris. Portanto acho que o Brasil reúne as condições e os exemplos necessário para a gente fazer essa reunião.
(REP) Na avaliação do presidente da Comissão de Mudanças Climáticas, Jorge Viana, a ideia é promissora para o Brasil.
(Jorge Viana) Acredito e tenho esperança que se nós fomos sede da COP daqui a 2 anos, quem sabe daqui até lá, a gente para de adotar medidas contra o meio ambiente que comprometem os compromissos brasileiros de evitar o aumento da temperatura do planeta e, tomando juízo, a gente trabalha no sentido de colaborar no combate à mudança climática.
(REP) A COP25 deve ser sediada por um país da América Latina ou do Caribe. Em 2012, o Brasil acolheu a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável intitulada “O futuro que queremos", a Rio + 20. De Bonn, na Alemanha, Paula Groba para a Rádio Senado