Senado aprova Comenda Zilda Arns
O Plenário do Senado aprovou, na quinta-feira (26), a criação da Comenda Zilda Arns (PRS 30/2015) para homenagear pessoas e instituições que contribuíram para a proteção de crianças e adolescentes. A proposta foi apresentada pelo senador Fernando Collor (PTC-AL). Ele comemorou a aprovação do texto e destacou a atuação de Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista brasileira, que fundou a Pastoral da Criança e ficou conhecida nacionalmente e internacionalmente pelo trabalho em defesa dos jovens e das crianças. A comenda Zilda Arns será oferecida anualmente a cinco pessoas físicas ou jurídicas, em sessão especial do Senado. A indicação dos candidatos será feita pelos senadores que deverão justificar e apresentar os méritos do indicado.
Transcrição
LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DA COMENDA ZILDA ARNS PARA HOMENAGEAR PESSOAS E INSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
LOC: A COMENDA ZILDA ARNS HOMENAGEARÁ ANUALMENTE CINCO INSTITUIÇÕES OU PESSOAS QUE SE DESTACARAM NESTAS AÇÕES. AUTOR DA PROPOSTA, O SENADOR FERNANDO COLLOR COMEMOROU A APROVAÇÃO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA.
TEC: A médica pediatra e sanitarista brasileira, Zilda Arns, ficou conhecida nacionalmente e internacionalmente pelo trabalho em defesa dos jovens e das crianças. Foi à frente da Pastoral da Criança, um programa voluntário fundado por ela para combater a mortalidade infantil, que a médica recebeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz, em 2006. Divulgar o seu trabalho de salvar crianças da desidratação e morte, em missão humanitária no Haiti, foi sua última ação em vida. Zilda Arns faleceu em 2010, vítima de um terremoto na capital haitiana. Mas seu legado ainda hoje estimula instituições e pessoas em todo o país a participarem de ações voluntárias em ações para a proteção de crianças e adolescentes. Ela também será, a partir de agora, homenageada anualmente pelo Senado Federal, com a Comenda Zilda Arns. Aprovada em plenário pelos senadores, a proposta foi apresentada pelo senador e ex-presidente da República Fernando Collor, do PTC de Alagoas. O senador comemorou a aprovação e explicou porque decidiu criar a Comenda Zilda Arns.
(COLLOR) Pra mim foi uma satisfação muito especial porque ela confere aos futuros homenageados uma comenda denominada Zilda Arns, grande brasileira natural de Santa Catarina, que fundou e coordenou a Pastoral da Criança. A trajetória dela é elogiada internacionalmente e orgulha todos nós. Orgulha o nosso país.
(Rep) A comenda Zilda Arns será oferecida anualmente a cinco pessoas físicas ou jurídicas, em sessão especial do Senado. A indicação dos candidatos será feita pelos senadores que deverão justificar e apresentar os méritos do indicado. O autor da comenda, Fernando Collor, lembra que a causa abraçada por Zilda Arns, a proteção aos direitos da criança e do adolescente, também foi tema de ações de sua gestão, quando Presidente da República.
(COLLOR) Como Presidente da República tive o orgulho de sancionar a Lei que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente que foi a grande causa da sua vida, bem como implantei os Centros Integrados de Apoio à Criança, os Ciacs. Eu me lembro que ela ficou na época muito satisfeita e muito entusiasmada com o projeto. Portanto, o Senado com a Comenda Zilda Arns, vai prestigiar cidadãos e cidadãs brasileiras que prestam serviços inestimáveis ao desenvolvimento das nossas futuras gerações.
(Rep) A proposta segue para promulgação. Da Rádio Senado, Paula Groba.
PRS 30/2015.