Eunício Oliveira e ministro do Planejamento discutem Orçamento de 2018 — Rádio Senado
Reunião

Eunício Oliveira e ministro do Planejamento discutem Orçamento de 2018

O presidente do Senado e do Congresso, Eunício Oliveira, recebeu o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, para tratar da retomada econômica do país e a proposta orçamentária para 2018. Eunício Oliveira cobrou do ministro o envio do Orçamento de 2018 para que o Congresso possa iniciar a discussão e posterior votação da proposta. Eunício acredita que o governo poderá enfrentar resistências para aprovar o orçamento do próximo ano caso o projeto traga aumento na carga tributária.

19/10/2017, 15h36 - ATUALIZADO EM 19/10/2017, 17h18
Duração de áudio: 02:08
Presidente do Senado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, concedem entrevista. 

Foto:Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO, EUNÍCIO OLIVEIRA, RECEBEU O MINISTRO DO PLANEJAMENTO DYOGO OLIVEIRA. LOC: A APROVAÇÃO DE PROPOSTAS IMPORTANTES PARA A RETOMADA ECONÔMICA E O ORÇAMENTO DE 2018 FORAM ASSUNTOS DA REUNIÃO. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. (Repórter) O presidente do Congresso, Eunício Oliveira, e o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira trataram principalmente sobre a pauta econômica do país. Dyogo agradeceu ao Congresso a aprovação de projetos como o Refis, programa que visa o refinanciamento de dívidas tributárias, e a TLP, Taxa de Longo Prazo, que servirá de base para empréstimos feitos pelo BNDES. Mas, diante do cenário da economia brasileira e da mudança da meta fiscal para um déficit de 159 bilhões de reais, Eunício Oliveira cobrou do ministro o envio do Orçamento de 2018 para que o Congresso possa fazer o quanto antes os debates sobre a matéria. Dyogo Oliveira garantiu que a proposta deve ser apresentada no máximo até a próxima semana. (Dyogo Oliveira) O presidente perguntou o prazo do envio da peça complementar do orçamento, e eu falei com ele que nós estamos preparando tudo para enviar isso no final da próxima semana. E é neste sentido que a gente sempre tem muita confiança de que o Congresso vai atender aos nossos pedidos e avançar com essas propostas. (Repórter) Os valores do Orçamento de 2018 ainda não foram totalmente definidos. Mas o ministro Dyogo Oliveira garantiu que, após a entrega da proposta ao Congresso, se reunirá com os líderes partidários para explicar todos os pontos da proposta. O senador Eunício Oliveira destacou a importância desses acordos. (Eunício Oliveira) Não sei o que vem no orçamento, mas ele se propôs a fazer essa audiência com os líderes partidários para mostrar como foi construído o orçamento para o próximo ano. (Repórter) No entanto, Eunício acredita que o governo poderá encontrar resistências para aprovar o orçamento do próximo ano caso sugira aumento na carga tributária: (Eunício Oliveira) Para que o país possa arrecadar através do trabalho e do crescimento da sua economia, e não buscar mais uma vez a facilidade do bolso do contribuinte. (Repórter) A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e o plenário do Congresso Nacional devem analisar e votar a proposta de orçamento para 2018 até 22 de dezembro. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00