Senado aprova projeto que cria o Dezembro Vermelho para alertar sobre os riscos da AIDS — Rádio Senado
Votações

Senado aprova projeto que cria o Dezembro Vermelho para alertar sobre os riscos da AIDS

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), o PLC 60/2017, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. O objetivo é alertar a população de que essas doenças, principalmente a AIDS, estão contaminando mais pessoas no Brasil e de forma silenciosa. Durante a votação, a relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), esclareceu que os avanços do passado criaram, erroneamente, a mentalidade de que a doença está sob controle. E o resultado é o aumento alarmente do número de casos no país, principalmente entre jovens e idosos.

18/10/2017, 18h54 - ATUALIZADO EM 18/10/2017, 19h35
Duração de áudio: 01:31
O amanhecer do dia e seu reflexo no espelho d’água emolduram as cúpulas e as torres do Palácio do Congresso, um dos principais cartões postais do país.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO APROVOU O PROJETO DE LEI QUE CRIA A CAMPANHA NACIONAL DEZEMBRO VERMELHO, VOLTADA PARA A PREVENÇÃO À AIDS E AO HIV, ALÉM DE OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. LOC: O OBJETIVO É ALERTAR A POPULAÇÃO DE QUE ESSAS DOENÇAS, PRINCIPALMENTE A AIDS, CRESCE NOVAMENTE E DE FORMA SILENCIOSA NO PAÍS. REPÓRTER PAULA GROBA. TÉC: O projeto prevê a iluminação de prédios públicos com a luz vermelha, no mês de dezembro, além da realização de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas na mídia e eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair aids e hiv. Tudo para mostrar e conscientizar as pessoas de que doenças sexualmente transmissíveis estão mais próximas do que se imagina e vêm crescendo entre a população jovem e idosa. A relatora do projeto, a senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, esclareceu que os avanços do passado criaram, erroneamente, a mentalidade de que a doença está sob controle, mas não é assim. E o resultado dessa ideia enganosa é o aumento alarmente do número de casos no país, principalmente entre jovens e idosos. (MARTA) Nós estamos voltando a um problema dez anos atrás, quando ainda não se tinha tanta informação. Agora, se tem muita. Os mais velhos acham que o problema está controlado e os mais jovens não têm tanta informação quanto nós achamos. Os casos de transmissão de HIV entre idosos subiram 60,6% em São Paulo entre 2007 e 2015. (Rep) Pela proposta, os eventos do Dezembro Vermelho devem ser realizados em parcerias com o Poder Público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área, obedecendo às diretrizes do Sistema Único de Saúde. A proposta segue para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00