CAE apresenta soluções para facilitar a atividade empresarial no país — Rádio Senado
Comissões

CAE apresenta soluções para facilitar a atividade empresarial no país

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) apresentou soluções para facilitar a atividade empreendedora e empresarial no país. Na última audiência pública realizada pelo grupo de trabalho de reformas microeconômicas, da Comissão de Assuntos Econômicos, parlamentares debateram com representantes do governo e de entidades ligadas ao setor tributário e à indústria os principais obstáculos que compõem o chamado “Custo Brasil”. O coordenador do grupo, senador Armando Monteiro (PTB – PE) chamou atenção para a agenda microeconômica do país que, segundo ele, é desafiadora.

27/09/2017, 22h49 - ATUALIZADO EM 28/09/2017, 09h24
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública interativa para identificar os principais obstáculos que compõem o chamado "Custo Brasil" e oferecer soluções que "facilitem a atividade empreendedora e empresarial no Brasil, a fim de gerar mais empregos e renda" (Grupo de trabalho de reformas microeconômicas). 

Mesa: 
chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello; 
diretora executiva do Grupo de Estudos Tributários Aplicados (Getap), Zabetta Macarini; 
presidente eventual da CAE, senador Armando Monteiro (PTB-PE); 
secretário de Comércio Exterior substituto do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Renato Agostinho da Silva; 
diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Coelho 

Foto: Roque Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APRESENTOU SOLUÇÕES PARA FACILITAR A ATIVIDADE EMPREENDEDORA E EMPRESARIAL NO PAÍS. LOC: PARTICIPARAM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA REPRESENTANTES DO GOVERNO E DE ENTIDADES LIGADAS AO SETOR TRIBUTÁRIO E DA INDÚSTRIA. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A última audiência pública realizada pelo grupo de trabalho de reformas microeconômicas, da Comissão de Assuntos Econômicos, discutiu com representantes do governo e de entidades ligadas ao setor tributário e à indústria os principais obstáculos que compõem o chamado “Custo Brasil”. Também foram apresentadas soluções que facilitem a atividade empreendedora e empresarial no país. Coordenador do grupo, o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, chamou atenção para a agenda microeconômica do país que, segundo ele, é desafiadora. (Monteiro) É uma agenda multifacetada, é uma agenda desafiadora porque é densa. E há sempre o desafio da governança dessa agenda e da coordenação intragovernamental. (REP) João Manoel de Mello, representante do Ministério da Fazenda, destacou que o Brasil tem um problema sério de produtividade e pediu soluções rápidas. (João) Se o Brasil tivesse a mesma estrutura produtiva da economia alemã, a produtividade cresceria incríveis quatrocentos por cento. Nós crescemos pouco com o problema de produtividade e um problema que perpassa os setores. (REP) O representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Renato da Silva, enfatizou iniciativas do órgão para a desburocratização e a melhoria do ambiente de negócios. Entre elas, a implantação do Portal Único de Comércio Exterior com o objetivo de melhorar a fluidez e simplificar os processos. (Renato) Quais são os resultados esperados do Portal único? Nós colocamos aí uma redução de quarenta por cento nos tempos totais médios para se exportar e importar no país. (REP) Também presente à audiência pública, o diretor da Confederação Nacional da Indústria, José Augusto Coelho, criticou a demora para a implantação de medidas que façam o país evoluir economicamente. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00