Ponte em Porto Alegre será batizada em homenagem a Lupicínio Rodrigues — Rádio Senado
Comissões

Ponte em Porto Alegre será batizada em homenagem a Lupicínio Rodrigues

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto que dá à ponte da BR-448 sobre o Rio Gravataí o nome do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues (PLC 43/2017). A relatora da proposta na CE, senadora Ana Amélia (PP-RS), lembrou que Lupicínio é considerado um dos compositores mais originais da música brasileira e ganhou fama ao ter suas composições gravadas por outro importante nome da era do rádio, o cantor Francisco Alves. Lupicínio também é considerado o criador da expressão “dor de cotovelo”, para se referir aos amantes que se encostavam em um balcão de bar para lamentar o amor perdido. Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914 e morreu em 27 de agosto de 1974 na mesma cidade, aos 59 anos. O projeto segue para sanção presidencial.

01/09/2017, 18h30 - ATUALIZADO EM 01/09/2017, 21h28
Duração de áudio: 02:24
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião deliberativa com 25 itens. Entre eles, o PLS 444/2016, que torna as seleções esportivas do país integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e o PLS 525/2009, que institui as condições mínimas para a construção e adequação de escolas.

À mesa, presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Bancada:
senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); 
senador Eduardo Lopes (PRB-RJ); 
senador José Medeiros (Pode-MT);
senador João Alberto Souza (PMDB-MA)


Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA PONTE NA CIDADE DE PORTO ALEGRE VAI RECEBER O NOME DO COMPOSITOR LUPICÍNIO RODRIGUES. LOC: A HOMENAGEM FOI APROVADA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NO DIA 29 DE AGOSTO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC: Cortina: “Nervos de Aço”..Vai a BG. (REPÓRTER) A comissão de educação aprovou o projeto que dá à ponte da BR 448 sobre o rio Gravataí o nome de Lupicínio Rodrigues. O trecho fica na cidade de Porto Alegre. Na comissão de Educação do Senado, a relatora da matéria foi a Senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Ela lembrou que Lupicínio Rodrigues é considerado um dos compositores mais originais da música brasileira e ganhou fama ao ter suas composições gravadas por outro importante nome da MPB da era do Rádio, o cantor Francisco Alves. Lupicínio Rodrigues também é considerado o criador da expressão “dor de cotovelo”, para se referir aos amantes que se encostavam em um balcão de bar para lamentar o amor perdido. O senador José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, lembrou a letra da canção “Nervos de Aço”. (José Medeiros) Nervos de Aço mesmo diz: "Você sabe o que é ter um amor, meu senhor? [...] E por ele quase morrer." Quer dizer, são músicas extraordinárias que fizeram da música brasileira o que ela é hoje. (REPÓRTER) Além de Nervos de Aço, o autor compôs centenas de sambas, marchinhas e sambas-canção como Vingança, Felicidade, Se acaso Você Chegasse e o hino oficial do seu time de coração, o Grêmio de Futebol Porto-Alegrense. Para a senadora Ana Amélia, a homenagem, de autoria do deputado João Derly, da Rede do Rio Grande do Sul, colabora para divulgar o nome do compositor gaúcho para as novas gerações. (Ana Amélia) Valorizar a memória desse grande compositor é, a um só tempo, perpetuar seus feitos pela música brasileira e preservar, para as novas gerações, um exemplo de dedicação à arte e à poesia. (REPÓRTER) Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914 e morreu em 27 de agosto de 1974 na mesma cidade, aos 59 anos. Com a aprovação da comissão, o projeto deve seguir para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Ana Beatriz Santos. PLC 43/ 2017

Ao vivo
00:0000:00