Comissão de Meio Ambiente aprova criação de fundos financeiros para unidades de conservação
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU A CRIAÇÃO DE FUNDOS FINANCEIROS PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
LOC: O DINHEIRO VAI AJUDAR ESSAS RESERVAS A PROMOVER SUA MANUTENÇÃO E ATIVIDADES COMO VISITAS E PESQUISAS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
TÉC: O projeto, do senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, permite que as unidades de conservação da natureza, como parques nacionais e reservas biológicas, criem fundos financeiros destinados a custear a própria manutenção. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá.
(Davi Alcolumbre) Nesse sentido, tira as unidades de serem reféns do da boa vontade do governo de plantão de viabilizarem essas unidades de conservação.
(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, destacou que a criação das unidades de conservação é importante, mas garantir a manutenção delas é fundamental para o equilíbrio ambiental.
(Jorge Viana) Elas foram criadas para atender ao bem comum, atender a política de proteção ao meio ambiente, manter nossa biodiversidade e o próprio equilíbrio do planeta.
(Repórter) Elmano Ferrer lembrou as dificuldades do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. A reserva que abriga o maior conjunto de sítios arqueológicos das Américas e é conhecida internacionalmente há pelo menos dois anos sofre com abandono e sucateamento devido à falta de repasse de verbas pelo Ministério do Meio Ambiente. Com a aprovação da Comissão de Meio Ambiente, o projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.
PLS 160/2017