CRE aprova indicação de Maria Edileuza Reis para o cargo de delegada permanente do Brasil na Unesco — Rádio Senado
Comissões

CRE aprova indicação de Maria Edileuza Reis para o cargo de delegada permanente do Brasil na Unesco

08/06/2017, 16h06 - ATUALIZADO EM 08/06/2017, 16h06
Duração de áudio: 01:29
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de diplomatas indicados para representar o Brasil na Unesco e em Belize.

Em pronunciamento, indicada para o cargo de delegada permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Maria Edileuza Fontenele Reis.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: : A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES SABATINOU E APROVOU A INDICAÇÃO DE MARIA EDILEUZA FONTENELE REIS PARA O CARGO DE DELEGADA PERMANENTE DO BRASIL JUNTO À UNESCO. LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM O NOME DE LUCIANO HELMOLD MACIEIRA PARA SER O EMBAIXADOR DO BRASIL EM BELIZE, NA AMÉRICA CENTRAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: Luciano Helmold Macieira explicou que Belize ficou independente apenas em 1981, tem uma população de aproximadamente 350 mil pessoas e um PIB modesto, cerca de 6 bilhões de reais. Dez vezes menos do que, por exemplo, o setor cervejeiro brasileiro fatura em um ano. Mas Helmold disse que o país centro-americano oferece boas oportunidades de cooperação com o Brasil, notadamente na agricultura. Já a indicada para representar o Brasil na Unesco, Maria Edileuza Fontenele Reis, falou sobre programas e ações da agência das Nações Unidas para a educação e cultura. E recebeu sugestões de senadores como Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal. (CRISTOVAM): A partir da Unesco, tentarmos criar um movimento mundial de garantir bolsas de estudos para jovens refugiados. Eu já tentei para crianças, com apoio onde elas estão; é mais difícil. Mas, por exemplo, o Brasil pode oferecer bolsas de estudos para sudaneses, sírios. Nós estamos conseguindo que eles venham para cá e arranjem emprego, mas por que não bolsas de estudos – e aqui estou falando de jovens, já universitários. (REP): Maria Fontenele prometeu ficar atenta ao tema. Ela lembrou que alguns projetos envolvendo bolsas de estudo já existem pelo mundo - o próprio Brasil tem programas para países de língua portuguesa - e a Unesco poderia estimular essas iniciativas. MENSAGEM (SF) Nº 23, de 2017 MENSAGEM (SF) Nº 27, de 2017

Ao vivo
00:0000:00