Petrobrás anuncia concessão de campo de gás na Bacia Amazônica — Rádio Senado
Infraestrutura

Petrobrás anuncia concessão de campo de gás na Bacia Amazônica

A Petrobras anunciou a venda da concessão do campo de gás de Azulão, na Bacia Amazônica. Por ser um empreendimento com viabilidade econômica, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) vai pedir esclarecimentos ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, sobre o assunto.

O pedido de esclarecimento ao ministro é uma iniciativa do presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB – AM). Segundo o senador, o campo de gás de Azulão possui uma reserva de 4,7 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

30/05/2017, 12h46 - ATUALIZADO EM 30/05/2017, 13h07
Duração de áudio: 01:51
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A PETROBRAS ANUNCIOU A VENDA DA CONCESSÃO DO CAMPO DE GÁS DE AZULÃO, NA BACIA AMAZÔNICA. LOC: POR SER UM EMPREENDIMENTO COM VIABILIDADE ECONÔMICA, A COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA VAI PEDIR ESCLARECIMENTOS AO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, FERNANDO COELHO FILHO, SOBRE O ASSUNTO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O pedido de esclarecimento ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, é uma iniciativa do presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas. O senador informou que o campo de gás de Azulão, na Bacia Amazônica, possui uma reserva de 4,7 bilhões de metros cúbicos de gás natural. A reserva é economicamente viável, especialmente após a construção da linha de transmissão de energia elétrica Tucuruí-Macapá-Manaus, ressaltou Eduardo Braga. (Eduardo Braga) “Esse campo de gás fica exatamente embaixo do linhão de Tucuruí para Manaus. Portanto, uma usina termo a gás construída embaixo desse linhão é praticamente uma mina de ouro. E eu não entendo a razão de como a Petrobras levar à venda um ativo como esse”. (Repórter) A Petrobras, disse o senador, reconhece o valor do empreendimento. (Eduardo Braga) “A própria empresa anuncia ao mercado que a transação representa uma oportunidade para desenvolver a descoberta de gás natural perto de infraestrutura existente e de uma linha de transmissão e com uma subestação de 240 KWs já construída ao lado do campo Azulão”. (Repórter) A Comissão de Infraestrutura também vai discutir em audiência pública com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, as condições das BRs 163 e 364, importantes para o escoamento da produção agrícola. Para esse debate também serão convidados representantes do Dnit, do Tribunal de Contas da União, do BNDES e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias. As datas das audiências ainda serão definidas pela comissão.

Ao vivo
00:0000:00