CRE debate com comandante da Marinha projetos estratégicos da pasta — Rádio Senado
Relações Exterirores

CRE debate com comandante da Marinha projetos estratégicos da pasta

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) recebeu nesta quinta-feira (25) o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O comandante falou de questões ligadas à soberania nacional, orçamento da pasta e sobre os projetos estratégicos da Marinha do Brasil.

Eduardo Bacellar falou que o possível contingenciamento de recursos orçamentários preocupa, e pediu a ajuda dos parlamentares. O senador Antonio Anastasia (PSDB – MG) ficou sensibilizado com os argumentos do almirante.

25/05/2017, 13h11 - ATUALIZADO EM 25/05/2017, 13h47
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Relações Exteriores (CRE) realiza audiência pública com o comandante da Marinha para debater defesa nacional e projetos estratégicos da pasta. 

Mesa:
comandante da Marinha, Eduardo Bacellar L. Ferreira;
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL RECEBEU NESTA QUINTA-FEIRA O COMANDANTE DA MARINHA, ALMIRANTE-DE-ESQUADRA EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA. LOC: ELE FALOU DE QUESTÕES LIGADAS À SOBERANIA NACIONAL, ORÇAMENTO DA PASTA E SOBRE OS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL. INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. (Repórter) O almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira explicou que a Marinha tem atividades que vão desde o salvamento em alto-mar até missões de paz no Haiti e Líbano. O comandante da Marinha destacou também o apoio às pesquisas nacionais. (Eduardo Bacellar Leal Ferreira) Todos conhecem bem a Antártica, é o carro-chefe. Nós temos lá Estação Antártica tá sendo reconstruída vai ser inaugurado em março, mas na verdade nunca interrompeu depois do incêndio nós continuamos com os chamados módulos emergenciais e conseguimos durante todo esse período mesmo entre o incêndio e a reinauguração ano que vem nós estamos com todos atividades científicas sendo conduzidas normalmente nessa estação emergencial e com os dois navios que mandamos para a operação especial, de outubro a março todo ano. (Repórter) Eduardo Bacellar falou que o possível contingenciamento de recursos orçamentários preocupa, e pediu a ajuda dos parlamentares. Antonio Anastasia, senador do PSDB de Minas Gerais, ficou sensibilizado com os argumentos do almirante. (Antonio Anastasia) A demonstração, por si só, da idade das nossas fragatas e corvetas é a demonstração clara de uma deficiência gravíssima e nós sabemos que se a situação hoje é relativamente tranquila no futuro médio nós não sabemos que pode ocorrer. Então, evidentemente, é uma preocupação que o eminente Comandante traz a essa comissão. Que nós parlamentares temos a obrigação de enfrentarmos, identificando fonte de recursos e certamente terá desta comissão uma total acolhida. (Repórter) Essa foi a segunda audiência pública realizada pelo colegiado para debater questões ligadas à soberania nacional. Na primeira, os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional receberam o Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Ao vivo
00:0000:00