Piauí é o quinto maior produtor de energia eólica do Brasil — Rádio Senado
Energia sustentável

Piauí é o quinto maior produtor de energia eólica do Brasil

O estado do Piauí é o quinto maior produtor de energia eólica do Brasil. O estado conta com 39 parques eólicos, a maioria no interior do estado.

Segundo o senador Elmano Ferrer (PMDB – PI) a produção de energia limpa oferece novas oportunidades de geração de renda para o estado e pode levar o desenvolvimento para as regiões mais carentes.

05/05/2017, 13h46 - ATUALIZADO EM 05/05/2017, 14h19
Duração de áudio: 02:23
Divulgação

Transcrição
LOC: O ESTADO DO PIAUÍ É O QUINTO MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA EÓLICA DO BRASIL. LOC: O ESTADO CONTA COM 39 PARQUES EÓLICOS, A MAIORIA NO INTERIOR DO ESTADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. (Repórter) O estado do Piauí está entre os cinco maiores produtores de energia eólica do Brasil, e é responsável pela produção de dez por cento de toda energia eólica consumida no país. fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul. O senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, celebrou o destaque do seu estado na lista. O senador lembrou que estão em funcionamento no estado 39 parques eólicos, a maior parte deles na região do semiárido em municípios que enfrentam sérios problemas com a seca. Para Elmano, a produção de energia limpa oferece novas oportunidades de geração de renda para o estado e pode levar o desenvolvimento para as regiões mais carentes. (Elmano Ferrer) 39 parques eólicos na região, principalmente do Semiárido, que mostram que, ao tempo em que essa região tem dificuldades no que se relaciona à agricultura e também a outros problemas de natureza econômica e social, essa região hoje abre um leque de oportunidades no que se refere a energias alternativas. (Repórter) O senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, lembrou que os investimentos nas tecnologias de energia limpa, como a solar e a eólica, parecem muito altos, mas os custos são dissolvidos em sete anos, um período considerado curto perante os benefícios. (Hélio José) demonstra o potencial deste nosso País riquíssimo, que tem saídas para resolver as graves crises que nós enfrentamos, se tivermos criatividade, se investirmos na produção alternativa – igual está aí – e aproveitarmos nosso potencial de geração eólica, nosso potencial de geração de energia solar fotovoltaica. (Repórter) Segundo dados da Associação dos Produtores de Energia Eólica, existem 435 parques eólicos em funcionamento no Brasil. A produção de energia eólica chegou a 11 gigawats no mês de abril.

Ao vivo
00:0000:00