Proposta determina divulgação de informações na mídia para auxiliar busca de pessoas desaparecidas — Rádio Senado
Proposta

Proposta determina divulgação de informações na mídia para auxiliar busca de pessoas desaparecidas

Até dia o dia 31, acontece a Semana de Mobilização Nacional de Busca e Defesa pela Criança Desaparecida que chama a atenção para o enfrentamento de casos de desaparecimento de crianças no país.

Uma proposta (PLS 44/2016) em análise no Senado determina a divulgação de informações na mídia para auxiliar na busca de desaparecidos. Segundo o autor da proposta, senador Cristovam Buarque (PPS – DF), as famílias passam por um momento delicado e difícil quando procuram alguém desaparecido. Cristovam destaca que o objetivo da divulgação na mídia é ajudar nesta busca.

27/03/2017, 18h24 - ATUALIZADO EM 27/03/2017, 18h49
Duração de áudio: 02:05
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: ATÉ DIA 31, SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CHAMA ATENÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DE CASOS DE DESAPARECIMENTO. LOC: UMA PROPOSTA EM ANÁLISE NO SENADO DETERMINA A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES NA MÍDIA PARA AUXILIAR NA BUSCA DE DESAPARECIDOS. REPÓRTER REBECA LIGABUE (LIGABÍ). (Repórter) Durante a semana de mobilização nacional para busca e defesa da criança desaparecida, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República desenvolve diversas ações com o objetivo de resolução de casos de desaparecimento. Em 2010, o governo federal criou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, mas os dados estão desatualizados. Estima-se que 40 mil crianças e jovens desapareçam anualmente no país, enquanto o cadastro do governo registra menos de 400 casos. No Senado, uma proposta em análise na Comissão de Direitos Humanos prevê que informações do Cadastro Nacional sejam divulgadas na televisão. A inserção seria feita diariamente nos intervalos da programação das emissoras, por no mínimo um minuto, no período compreendido entre 18 e 22 horas. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, lembrou que as famílias passam por um momento delicado e difícil quando procuram alguém desaparecido. Ele destacou que o objetivo da divulgação na mídia é ajudar nesta busca. (Cristovam Buarque) É um caminho e tem prova disso, quando aparece em programas de televisão matérias sobre crianças de desaparecidas e que coloca o retrato delas, daí a pouco já começa a ter programas mostrando o reencontro da família. (Repórter) Cristovam explicou que a iniciativa deve dar mais visibilidade à possibilidade de cadastramento: (Cristovam Buarque) As pessoas vão ver que para ter suas crianças aparecendo com retrato na televisão vai ter que estar no cadastro. Hoje, muitas famílias ficam desesperadas, mas não percebem por que colocar no cadastro. (Repórter) No caso de desaparecimento, a família deve procurar imediatamente uma delegacia de Polícia Civil para fazer o Boletim de Ocorrência. No site www.desaparecidos.gov.br qualquer pessoa consegue registrar o desaparecimento de uma criança ou adolescente. PLS 44/2016

Ao vivo
00:0000:00