Agripino propõe criação do Cadastro Nacional de Desburocratização — Rádio Senado
Projeto

Agripino propõe criação do Cadastro Nacional de Desburocratização

Um Cadastro Nacional de Desburocratização deverá ajudar a reduzir as exigências e dificuldades que o cidadão e as empresas enfrentam junto aos serviços públicos.

Isso é o que estabelece um projeto de lei (PLS 383/2016) apresentado em 2016 pelo senador José Agripino Maia (DEM – RN). Segundo o senador, a burocracia exagerada muitas vezes impede a abertura de novos negócios. O resultado é menos arrecadação de impostos e menos empregos.

06/03/2017, 12h50 - ATUALIZADO EM 06/03/2017, 13h48
Duração de áudio: 02:07
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: UM CADASTRO NACIONAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO DEVERÁ AJUDAR A REDUZIR AS EXIGÊNCIAS E DIFICULDADES QUE O CIDADÃO E AS EMPRESAS ENFRENTAM JUNTO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS. LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DE LEI APRESENTADO EM 2016 PELO SENADOR JOSÉ AGRIPINO. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) No final dos anos 70 o Brasil criou um Ministério da Desburocratização para tornar os serviços públicos mais rápidos e eficientes. O objetivo era facilitar a vida de cidadãos e empresas, e ajudar no crescimento econômico. O Estatuto da Microempresa e o Juizado de Pequenas Causas são exemplos desses esforços. Mas o Brasil ainda está muito atrás de outros países. Segundo o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, a burocracia exagerada muitas vezes impede a abertura de novos negócios. O resultado é menos arrecadação de impostos e menos empregos. Agripino apresentou um projeto para simplificar os procedimentos legais e administrativos. (José Agripino) No Brasil a burocracia chega às raias de significar quase a obstrução à abertura de uma empresa ou fechamento de uma empresa, aos trâmites para se pedir alguma coisa que está amparada pela lei e que, pela burocracia, demora muito mais do que o razoável (...). (Repórter) Essas restrições e a lentidão nas decisões dos poderes públicos fazem parte do chamado custo Brasil, que encarece e atrapalha o crescimento econômico do país. Um dos mecanismos previstos na proposta do senador Agripino é o Cadastro Nacional de Desburocratização. A ideia é reunir as sugestões de cidadãos e empresas para simplificar os procedimentos burocráticos. (José Agripino) Se cadastra com o objetivo de trazer contribuições e acelerar o processo burocrático. (Repórter) O projeto de lei está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, aguardando o relatório do senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais. PLS 383/2016

Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00