21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano — Rádio Senado
Brasil

21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano

Dia 21 de fevereiro é o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Pelo menos 15% da população brasileira tem descendência italiana. As regiões sul e sudeste concentram o maior número de ítalos-brasileiros. A escolha da data é uma homenagem à chegada de 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil em 1874.

Para o senador Álvaro Dias (PV – PR), que tem cidadania italiana, a chegada dos imigrantes ao Brasil fortaleceu laços econômicos, sociais e culturais entre os dois países.

21/02/2017, 16h10 - ATUALIZADO EM 21/02/2017, 16h20
Duração de áudio: 02:04

Transcrição
LOC: DIA VINTE E UM DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO. LOC: PELO MENOS QUINZE POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM DESCENDÊNCIA ITALIANA. AS REGIÕES SUL E SUDESTE CONCENTRAM O MAIOR NÚMERO DE ÍTALOS-BRASILEIROS. REPÓRTER THIAGO MELO. TÉC: O Brasil é o país do mundo com o maior número de descendentes italianos. Segundo dados da embaixada da Itália, mais de 25 milhões de descendentes vivem em terras brasileiras e pelo menos 200 mil cidadãos tem cidadania brasileira e italiana. Entre os estados, o Espírito Santo é aquele, em proporção, com o maior número de ítalo-brasileiros, 65% de toda a população. Em seguida aparecem os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Desde 2008 é comemorado no dia 21 de fevereiro o Dia Nacional do Imigrante Italiano. A escolha da data é uma homenagem à chegada de 380 famílias de imigrantes italianos ao Brasil em 1874. O senador Álvaro Dias, do PV do Paraná, que tem cidadania italiana, disse que a chegada dos imigrantes ao país fortaleceu laços econômicos, sociais e culturais entre os dois países. (A. Dias) Uma contribuição notável ao desenvolvimento na área agrícola, na área industrial, na área cultural, contribuindo também para que alcançássemos a nossa própria identidade cultural. (REP) Para Álvaro Dias, a data representa mais uma oportunidade de afirmar a boa relação diplomática entre o Brasil e a Itália: (A. Dias 2) É uma relação muito estreitada entre o Brasil com a Itália, é obvio que depende muito dos governos, da política diplomática adotada, esta relação é importante. O Brasil não pode dispensar a oportunidade de reafirmar os laços que o ligam à Itália. (REP) Além da contribuição na difusão do catolicismo no Brasil, é possível observar a influência italiana no vocabulário e na culinária brasileira. No país existem, além da embaixada em Brasília, seis consulados Italianos. Da Rádio Senado, Thiago Melo.

Ao vivo
00:0000:00