Senado realiza debate “A Agropecuária Brasileira na era Trump"
A relação comercial Brasil-Estados Unidos após a eleição de Donald Trump será discutida na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). Intitulado “A Agropecuária Brasileira na era Trump”, o debate vai contar com a presença do ministro da Agricultura, do embaixador brasileiro nos Estados Unidos e de representante da OMC.
Para a presidente da CRA, senadora Ana Amélia (PP – RS), nem sempre os republicanos são protecionistas ou dificultam as relações comerciais com outros países. Na visão da senadora, o comércio é que vai estabelecer as regras.
Transcrição
LOC: A RELAÇÃO COMERCIAL BRASIL-ESTADOS UNIDOS APÓS A ELEIÇÃO DE DONALD TRUMP SERÁ DISCUTIDA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA.
LOC: INTITULADO “A AGROPECUÁRIA BRASILEIRA NA ERA TRUMP”, O DEBATE VAI CONTAR COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA AGRICULTURA, DO EMBAIXADOR BRASILEIRO NOS ESTADOS UNIDOS E DE REPRESENTANTE DA OMC. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES:
TÉC: A iniciativa para o debate na Comissão de Agricultura é do senador Roberto Muniz, do PP da Bahia. Ele disse estar preocupado com o que pode acontecer com as exportações agropecuárias brasileiras com Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. O senador Muniz observou que o país norte americano é importante na geopolítica mundial e representa a maior relação da balança comercial brasileira. A audiência, ressaltou o senador, vai discutir o cenário futuro.
(MUNIZ) “Para ver quais são as oportunidades e os obstáculos que nós podemos correr com o setor agropecuário, com esse novo desenho político americano. Nós, aqui da comissão, vamos ter que colaborar com os agricultores para poder enfrentar esse novo momento com a assunção de Donald Trump”.
(Iara): A presidente da Comissão de Agricultura, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, ponderou que nem sempre os republicanos são protecionistas ou dificultam as relações comerciais com outros países. Na visão da senadora, o comércio é que vai estabelecer as regras.
(ANA AMÉLIA) “Que liberalismo tivemos com oito anos de Obama, se demorou tanto tempo para abrir as portas? Na carne bovina foram 15 anos de briga e a vontade do comércio foi maior do que o protecionismo. Não adianta haver uma; se o mercado está precisando desse produto. Então, eu penso que, de fato, a realidade se sobrepõe a uma tendência política”.
(Iara): Serão convidados para a audiência pública o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; o ex-ministro dessa pasta, Roberto Rodrigues; o embaixador nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, que é especialista no setor econômico, e foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo; e um representante da Organização Mundial do Comércio. O debate vai acontecer no início de dezembro, em data a ser confirmada pela comissão. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.