Especialistas defendem que reforma do ensino médio só terá sucesso se houver mudança na formação dos professores — Rádio Senado
Educação

Especialistas defendem que reforma do ensino médio só terá sucesso se houver mudança na formação dos professores

Uma reforma do ensino médio só terá sucesso se houver mudanças na formação dos professores. Foi o que defenderam especialistas durante debate na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 746 em discussão no Congresso. Na opinião da senadora Simone Tebet (PMDB – MS), a MP, apesar de polêmica, tem o mérito de proporcionar o debate sobre temas importantes para a educação.

09/11/2016, 12h24 - ATUALIZADO EM 09/11/2016, 13h06
Duração de áudio: 02:20
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA REFORMA DO ENSINO MÉDIO SÓ TERÁ SUCESSO SE HOUVER MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. LOC: FOI O QUE DEFENDERAM ESPECIALISTAS DURANTE DEBATE SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 746. REPÓRTER MARCELA DINIZ: TEC: 42% dos professores que atuam na rede pública não possuem formação adequada na disciplina em que lecionam e esse é um problema que deve ser enfrentado, se a intenção é flexibilizar a grade curricular do Ensino Médio. A opinião é da socióloga Maria Alice Setúbal, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, que participou de debate na Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 746, que reforma o Ensino Médio: (Maria Alice) como que professores que não foram formados naquela disciplina vão poder aprofundar essas disciplinas e esses percursos educativos? Então, é um divisor de águas para que essa reforma consiga ter melhores resultados. (REP) Para o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, é preciso que a formação dos professores esteja em sintonia com a sociedade contemporânea: (Ricardo) Dar o salto em direção a essa contemporaneidade que requererá uma reflexão sobre vários elementos de implementação e todos eles estão discutindo como será o ato de ensinar e como será o ato de ensinar para todos, como a agenda de equidade poderá parametrizar essa nova educação de qualidade para todos. (REP) O reitor da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota, defendeu que a modernização do Ensino Médio inclua o debate sobre a metodologia de trabalho dos professores em sala de aula. O uso de ambientes virtuais, segundo ele, ainda é um desafio: (RONALDO) Pedir para um docente que ele comece a trabalhar em ambientes virtuais com seus alunos é um desafio gigantesco, porque é como se nós falássemos ao professor, mal remunerado, condições de trabalho inadequadas, e dizer para ele: agora, você vai para sala de aula desenvolver junto aos seus alunos, em um ambiente que, seguramente, ele domina muito menos. (REP). Na opinião da senadora Simone Tebet, do PMDB de Mato Grosso do Sul, a MP 746, apesar de polêmica, tem o mérito de proporcionar o debate sobre temas importantes para a educação: (Simone) Vejo a Medida Provisória como um gesto para discutir o sistema educacional do Ensino Médio no Brasil. (REP). Durante as discussões, o diretor do colégio Cenecista Dr. José Ferreira, de Minas Gerais, Danival Alves, defendeu uma formação interdisciplinar de professores e a oferta de uma educação que supere as divisões rígidas entre disciplinas, desde o início do Ensino Básico. MP 746/2016

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