Senado vai fazer levantamento de todas as obras federais inacabadas no país — Rádio Senado
Obras

Senado vai fazer levantamento de todas as obras federais inacabadas no país

O Senado vai fazer um levantamento de todas as obras federais inacabadas no país e fiscalizar a aplicação de recursos públicos nas construções paralisadas. Nesta terça-feira (08), os senadores devem instalar e eleger o presidente e vice-presidente da Subcomissão Especial sobre o assunto.

O autor do pedido, senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO), denunciou que milhares de obras estão paralisadas no país com desperdício de recursos públicos que pode chegar a um trilhão de Reais. Para o presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB – AL), a iniciativa busca impedir mais prejuízos para a população.

07/11/2016, 12h26 - ATUALIZADO EM 07/11/2016, 12h34
Duração de áudio: 01:48
Agência Brasil

Transcrição
LOC: O SENADO VAI FAZER UM LEVANTAMENTO DE TODAS AS OBRAS FEDERAIS INACABADAS NO PAÍS E FISCALIZAR A APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS NAS CONSTRUÇÕES PARALISADAS. LOC: NESTA TERÇA-FEIRA, OS SENADORES DEVEM INSTALAR E ELEGER O PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO ESPECIAL SOBRE O ASSUNTO. VAMOS ACOMPANHAR O REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: A Subcomissão de senadores tem o objetivo de fazer um levantamento de todas as obras federais inacabadas no país, como escolas, hospitais, pontes e rodovias. Os senadores também devem fiscalizar a aplicação de recursos públicos em construções paralisadas, apontar as causas da demora e sugerir iniciativas para retomar a continuidade dos projetos. O autor do pedido, senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins, denunciou que milhares de obras estão paralisadas no país e explicou que o colegiado vai trabalhar para proteger o contribuinte. (Ataídes) “É um caso gravíssimo, nós temos hoje catalogado mais de 25 mil obras em todo o país paralisadas há longa data. Eu chego a imaginar que esse desperdício de dinheiro público chega a algo superior a 1 trilhão de reais. E pior que isso é a falta dessas obras para a sociedade, para as comunidades”. (Cardim) Durante o debate no Plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, disse que a iniciativa busca impedir mais prejuízos para a população. (Renan Calheiros) “Num país que não tem dinheiro para fazer investimento em infraestrutura, você se deparar com esse cemitério de obras inacabadas é uma inversão muito grande de prioridades, um desperdício muito grande”. (Cardim) A Subcomissão Especial das Obras Inacabadas deve contar com nove senadores titulares e funcionar por um ano.

Ao vivo
00:0000:00