Senadores cobram melhorias na infraestrutura das escolas públicas — Rádio Senado
Educação

Senadores cobram melhorias na infraestrutura das escolas públicas

22/09/2016, 17h49 - ATUALIZADO EM 06/06/2024, 09h45
Duração de áudio: 01:56

Transcrição
LOC: SENADORES COBRAM MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. LOC: O ACESSO A COMPUTADORES COM INTERNET DE BANDA LARGA É UMA DAS REIVINDICAÇÕES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: TÉC: Com o anúncio do governo de que vai promover uma reforma no ensino médio, o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, fez um alerta: não basta mudar os currículos se não houver investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas. E um dos desafios, segundo o senador, é inserir a tecnologia no dia a dia dos estudantes. Para Cristovam Buarque, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação promoveu avanços na organização do ensino, mas não conseguiu universalizar o acesso à internet, por exemplo: (CRISTOVAM BUARQUE) não criamos a infraestrutura nas 200 mil escolas que estão nas mãos de Municípios muito pobres. E não é pobre só de dinheiro, não. É pobre de professorado, que não teve uma boa formação; é pobre de instalações, que são muito fragilizadas. Por exemplo, você vai estudar mais Matemática, se gosta disso. Mas, se não houver computador nos dias de hoje, esses meninos não vão gostar da escola. (MAURÍCIO): No Senado, um projeto de lei apresentado por alunos que participaram do programa Jovem Senador obriga as escolas públicas e privadas a oferecerem internet para os ensinos fundamental e médio. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Educação e está agora na Comissão de Ciência e Tecnologia. Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, os recursos digitais são grandes aliados do aprendizado: (ANA AMÉLIA): É impressionante a diferença que faz ensinar digitalmente, num quadro em que o computador desenha, e aquilo tem muito mais significado no aprendizado, como, por exemplo, as formas geométricas, cujo ensino é mais difícil para quem não seja um bom professor de desenho. E uma escola inteiramente digital, sem fios, é certamente muito mais agradável para as crianças, para os adolescentes, especialmente. (MAURÍCIO): Dados de 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, apontam que apenas 54 por cento das escolas do país têm acesso à internet de banda larga. Da Rádio Senado, Maurício de Santi. PLS 80/2015

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