Senadores repercutem resultados do IDEB — Rádio Senado
Educação

Senadores repercutem resultados do IDEB

Apenas nos anos iniciais do ensino fundamental a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) está sendo cumprida. No ensino médio, não há evolução do índice desde 2011.  Falta de qualificação dos professores, ineficiência na gestão dos recursos e um sistema de educação antiquado foram apontados por senadores como causa do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. Na avaliação do senador José Medeiros (PSD – MT), que já foi professor, o gasto em educação é alto, mas os brasileiros não recebem uma educação de qualidade.

09/09/2016, 13h05 - ATUALIZADO EM 09/09/2016, 15h03
Duração de áudio: 02:41
anapolis.go.gov.br

Transcrição
LOC: APENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A META DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESTÁ SENDO CUMPRIDA. LOC:. NO ENSINO MÉDIO, NÃO HÁ EVOLUÇÃO DO ÍNDICE DESDE 2011. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Falta de qualificação dos professores, ineficiência na gestão dos recursos e um sistema de educação antiquado foram apontados por senadores como causa do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Na avaliação do senador José Medeiros, do PSD do Mato Grosso, que já foi professor, o gasto em educação é alto, mas os brasileiros não recebem uma educação de qualidade. Na visão dele, falta um projeto educacional que faça o aluno de hoje gostar de estudar. (José Medeiros) “Nós estamos muito atrás. A nossa educação é muito ruim. A nossa formação dos professores é ruim. Nossa escola mais empurra o aluno pra fora do que, propriamente, incentiva ele a querer estudar. Nós ainda estamos naquele sistema de estudar pra prova, infelizmente. Nós temos uma série de dogmas, uma série de coisas que precisamos fazer uma verdadeira revolução na educação. Nós temos alunos do século vinte e um, professores do século vinte e o método de ensino do século dezenove”. (Repórter) Já para o senador Alvaro Dias, do PV do Paraná, apesar de haver interesse dos governos em melhorar os índices da educação, não há recursos suficientes. O senador ainda destacou a má gestão como causa dos baixos índices do Ideb. (Alvaro Dias) “Quando nós aprovamos o Plano Nacional de Educação, já prevíamos que seria apenas uma peça de retórica, uma manifestação de vontade política, porque o governo peca na execução. E lamentamos profundamente. Isso diz respeito à incompetência de quem governa o país. Imaginamos que o atual governo, que se tornou efetivo, possa avançar um pouco, priorizando a educação”. (Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, lamentou o resultado do Ideb. (Renan Calheiros) “Historicamente lamentável. Nesses anos todos, até agora, nós não atingimos a meta. E nós só vamos atingir o patamar desejado de desenvolvimento quando, preliminarmente, resolvermos os nossos problemas de educação”. (Repórter) O Ideb é um indicador que avalia a qualidade dos ensinos fundamental e médio no país com base em dados de avaliações do MEC sobre aprovação e desempenho escolar. Desde 2005 a meta para os anos iniciais do ensino fundamental é cumprida. Mas para os anos finais, do sexto ao nono anos, a meta é descumprida desde 2013. Já em relação ao ensino médio, a meta não é cumprida desde 2011.

Ao vivo
00:0000:00