CDH debate problemas do metrô do Distrito Federal — Rádio Senado
Audiência pública

CDH debate problemas do metrô do Distrito Federal

08/09/2016, 13h18 - ATUALIZADO EM 08/09/2016, 13h18
Duração de áudio: 02:54
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA OS PROBLEMAS DO METRÔ DO DISTRITO FEDERAL. LOC: CONVOCAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSO, GREVE DOS METROVIÁRIOS E AMPLIAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE LINHAS FORAM TEMAS ABORDADOS. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) A audiência pública foi uma iniciativa do senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, depois de receber denúncias sobre problemas no sistema metroviário do Distrito Federal. A principal, segundo o senador, é não abrir estações já prontas. (Hélio José) “Algumas dessas estações estão praticamente prontas, prontas, recebendo poeira, fechadas, e a população precisando andar no metrô, precisando desengarrafar. Então, essas denúncias que chegam aqui, nós precisamos apurar essa questão. Eu vou atrás do Ministério Público e da Procuradoria para poder checar, porque é inadmissível para a nossa população que parada do metrô esteja pronta e não se abre”. (Repórter) Mas para o representante do SindiMetrô, Quintino Souza, o maior problema é a falta de funcionários. Ele disse que o Metrô do Distrito Federal trabalha com metade do quadro e pediu que os aprovados em concurso sejam convocados. (Quintino Souza) “A falta de empregados é um problema que afeta os metroviários, mas vem afetando, principalmente, a população. É prejudicado o empregado que está dentro de uma estação trabalhando por dois, três, quatro, ficando absolutamente saturado. E é prejudicada a população, que anda num sistema metroviário, hoje em dia, completamente sem segurança”. (Repórter) O representante do Metrô do Distrito Federal, Luiz Gustavo de Andrade, explicou que a falta de recursos é o que impede investimento na ampliação de linhas e a contratação de servidores. (Luiz Gustavo de Andrad) “Nós não contratamos os concursados em função da Lei de Responsabilidade Fiscal. E lei é feita para ser cumprida. Caso o Legislativo encontre algum mecanismo com o Judiciário para que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja flexibilizada é claro que isso vai encaminhar diversas possibilidade”. (Repórter) Já o representante do Blog Ambiente e Transporte e que foi coordenador do Metrô do Distrito Federal, Carlos Penna, ressaltou que se há poucos recursos, eles devem ser investidos em metrôs, que são mais eficientes, retiram carros das ruas e diminuem acidentes de trânsito. (Carlos Penna) “Um ônibus leva 150 passageiros. Um trem padrão metrô leva 1400 passageiros. Alguém ficou burro? Alguém perdeu a noção da Matemática? Aula básica: qual é o número maior 1400 ou 150? A gente vai jogar fora o transporte do Metrô para construir mais BRT. Se houver um gasto sem lógica, em que você não otimiza o que entra, você não consegue fazer a coisa certa”. (Repórter) A audiência foi suspensa e terá continuidade com a presença de representantes da Procuradoria-Geral e da Defensoria Pública do Distrito Federal, bem como da Agência Nacional de Transportes Terrestres e do Ministério dos Transportes. A data ainda será confirmada pela Comissão.

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