Infraestrutura discute duplicação da BR 364 entre Rondônia e Mato Grosso
![CI: Análise de requerimentos. Logo depois, audiência interativa para debater a duplicação da BR-364 (Trecho Comodoro - Porto Velho/RO). Entre os convidados estão representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes
Data: 13/07/2016
Horário: 08:30:00
Local: Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 13
Foto: Pedro França/Agência Senado. CI: Análise de requerimentos. Logo depois, audiência interativa para debater a duplicação da BR-364 (Trecho Comodoro - Porto Velho/RO). Entre os convidados estão representantes da ANTT e do Ministério dos Transportes
Data: 13/07/2016
Horário: 08:30:00
Local: Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 13
Foto: Pedro França/Agência Senado.](https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2016/07/13/infraestrutura-discute-duplicacao-da-br-364-entre-rondonia-e-mato-grosso/20160713_00180pf/@@images/308a21ee-8325-4c67-8b28-8c40b6b27133.jpeg)
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DISCUTIU NESTA QUARTA-FEIRA A DUPLICAÇÃO DA BR-364, NO TRECHO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE COMODORO, REGIÃO OESTE DE MATO GROSSO, E A CAPITAL DE RONDÔNIA, PORTO VELHO.
LOC: REPRESENTANTES DA ANTT, DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E DE CONCESSIONÁRIAS DE RODOVIAS EXPLICARAM AOS SENADORES EM QUE PÉ ESTÃO AS OBRAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
TÉC: Luciano de Souza Castro, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, explicou que no início dezesseis empresas se mostraram interessadas em participar da duplicação da BR 364. Ao final, entretanto, restou apenas uma.
(LUCIANO): Hoje as empresas estão descapitalizadas e em razão disso, observem bem, que há um conjunto enorme de empresas que demonstraram um primeiro interesse. Mas quando vão levantar os seus estudos preliminares e vão ter que efetivamente prever o desembolso de 6 milhões sem saber exatamente se serão vencedores, ressarcidos disso, aí se recolhem e só tivemos no caso a Sanches Tripoloni.
(REP): O ministério espera iniciar, no segundo semestre, as audiências públicas sobre a duplicação, e o final do licenciamento ambiental, para novembro de 2018. Stépane Quebaud, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, explicou que as audiências públicas e estudos preliminares são importantes para detectar a necessidade de áreas de contorno, travessias urbanas e localização de pedágios. Acir Gurgacz, senador do PDT de Rondônia, que pediu a audiência pública, defendeu a entrega da rodovia para a iniciativa privada o quanto antes.
(GURGACZ): O concessionamento das rodovias é muito importante para o Brasil e muito melhor. Se o que já foi gasto de manutenção da BR 364, de Porto Velho a Vilhena, fosse feito através de uma concessão, tenho certeza que nossa BR hoje estaria muito melhor.
(REP): Também participaram da audiência pública Luiz Sanches, da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, e Diógenes Alves, da EPL, Empresa de Planejamento e Logística. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.