CAS aprova proposta que facilita envio de amostras de material genético para pesquisas no exterior em casos de epidemias

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA UMA PROPOSTA QUE FACILITA O ENVIO DE AMOSTRAS DE MATERIAL GENÉTICO PARA EXAMES E PESQUISAS NO EXTERIOR, EM CASOS DE EPIDEMIAS E EMERGÊNCIAS DE SAÚDE PÚBLICA.
LOC: A PROPOSTA BUSCA AJUDAR NO COMBATE A DOENÇAS COMO DENGUE, ZIKA VÍRUS, CHICUNGUNHA E MICROCEFALIA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: O projeto do senador José Serra, do PSDB de São Paulo, permite enviar ao exterior amostras de material genético em casos de surtos, epidemias e emergências de saúde pública. Atualmente, este tipo de remessa é proibido pela legislação. A relatora da proposta, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, argumentou que o objetivo é acelerar os estudos e pesquisas voltadas para a prevenção e o tratamento de doenças, especialmente da dengue, chicungunha e zica. Ela lembrou que o Ministério da Saúde tem parcerias com institutos de pesquisa consagrados no Brasil e no exterior, mas os pesquisadores estrangeiros têm dificuldade de acesso a amostras do Zika vírus. Ana Amélia lamentou o aumento de casos de microcefalia no país, que já passam de mil e quinhentos, e explicou que as descobertas e eventuais benefícios dos estudos genéticos terão que ser compartilhados com centros de pesquisas no Brasil.
(ANA) “A relevância da matéria continua suscitando um debate internacional bastante grande, dado que o Brasil tenha registrado um grande número, inclusive de microcefalia como resultado de mães grávidas que tiveram contato com o mosquito da dengue e deste vetor do zica vírus”
(REPÓRTER) A proposta, já aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deve ser enviada para a Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, George Cardim.
PLS 26/2016