Enterro de Jarbas Passarinho recebe honras oficiais e luto de três dias
Transcrição
FOI SEPULTADO ONTEM, EM BRASÍLIA, O CORPO DO EX-SENADOR E EX-MINISTRO JARBAS PASSARINHO. CORONEL REFORMADO DO EXÉRCITO, ELE TAMBÉM FOI GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ.
O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, LAMENTOU A MORTE DE PASSARINHO E DECRETOU LUTO OFICIAL. A REPORTAGEM É DE DE IVAN GODOY:
TÉC: Três salvas de tiros de fuzil e depois salvas de artilharia, foram a última homenagem ao ex-senador Jarbas Passarinho, durante o sepultamento do seu corpo no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cerimônia foi acompanhada por cerca de 200 pessoas, entre elas oficiais do Exército e autoridades, como o senador hélio josé, do pmdb do df, que expressou seu pesar pela morte de passarinho:
(HÉLIO JOSÉ) Nós hoje perdemos nosso grande ministro, nosso articulador, um homem intelectual, uma pessoa que fez parte da história do Brasil num momento diferente da nossa história, e que deixou um legado muito positivo na área de educação e também na área do Congresso Nacional, sendo Jarbas Passarinho senador por muitos anos, inclusive ex-presidente da nossa casa.
(IVAN) O presidente do Senado, Renan Calheiros, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento e destacou que Jarbas Passarinho, em todos os cargos que ocupou, demonstrou profundo espírito público e dedicação ao interesse nacional, e também que deixou sua marca na história do Brasil e do Senado Federal. Coronel reformado do Exército, Jarbas Passarinho, que morreu aos 96 anos de idade, ocupou as funções de ministro do Trabalho e Previdência Social e da Educação, durante o regime militar, e de ministro da Justiça no governo Collor. Foi também governador do Estado do Pará, que igualmente decretou luto oficial de três dias.