Hoje é dia nacional do pedagogo e alguns princípios da área podem entrar no currículo do ensino médio

Transcrição
LOC: HOJE É O DIA NACIONAL DO PEDAGOGO. E PRINCÍPIOS DE PEDAGOGIA PODEM FAZER PARTE DA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO.
LOC: PROJETO DE LEI SUGERIDO POR PARTICIPANTE DO PROGRAMA JOVEM SENADOR QUER DAR INCENTIVO Á FORMAÇÃO DOCENTE.SAIBA MAIS SOBRE A PROPOSTA COM O REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
TÉC: (Repórter) Incentivar os jovens estudantes a ingressarem em cursos de licenciatura e na área da educação. É o objetivo de um projeto de lei em análise na Comissão de Direitos Humanos, que inclui a disciplina “Princípios de Pedagogia” no currículo do ensino médio. Ela funcionaria fora do horário regular e de forma opcional. Segundo a justificativa, existe uma escassez de quantidade e qualidade de professores no país. Senadora pelo PT do Piauí, a professora Regina Sousa parabeniza a proposta.
(Regina) Só de ser uma iniciativa do Jovem Senador, significa que os meninos estão se preocupando com o futuro deste país, que é a educação.
(Repórter) A senadora lamenta a falta de motivação para que os jovens sigam a carreira docente. Um dos maiores problemas, segundo ela, é o desestímulo provocado pela baixa remuneração e pela falta de apoio da família.
(Regina) Tem uma propaganda muito grande de que é uma profissão mal remunerada, que é uma profissão sofredora. Na verdade, deveria ser a categoria melhor remunerada, mas as próprias famílias não incentivam os filhos a serem professores.
(Repórter) A profissão de pedagogo é homenageada no dia 20 de maio. A data foi definida como Dia Nacional do Pedagogo por decreto em 2010. Regina Sousa acredita que essa especialidade é fundamental para garantir a didática nas escolas, principalmente nas séries iniciais.
(Regina) Às vezes a pessoa é formada na disciplina, mas não tem a habilidade pedagógica, porque ela não aprendeu a ensinar. E o pedagogo tem a formação para lidar com o estudante, com as dificuldades, as personalidades diversas.
(Repórter) A proposta foi uma sugestão da Jovem Senadora Samira Laís da Silva, na primeira edição do programa, em 2011, e o relator na CDH é o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal. Da Rádio Senado, Hebert Madeira.
PLS 261 de 2012