Projeto determina que poder público promova campanhas permanentes incentivando uso racional da água

Transcrição
LOC: O PODER PÚBLICO DEVE PROMOVER CAMPANHAS PERMANENTES PARA INCENTIVAR O USO RACIONAL DA ÁGUA.
LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO QUE PODE SER VOTADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
Téc: O projeto do senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, altera a Política Nacional de Recursos Hídricos e determina que o poder público promova campanhas educacionais permanentes para estimular o uso racional de água e evitar o desperdício. José Agripino argumenta que os períodos de estiagem estão cada vez mais frequentes e o alerta contínuo deve servir para conscientizar a população não apenas em tempos de racionamento. O relator da proposta, senador Otto Alencar, PSD da Bahia, disse que a iniciativa é fundamental para preservar as nascentes e afluentes dos rios, evitar o agravamento da crise hídrica e a escassez de água no país:
(Otto) “Nos últimos cem anos no Brasil o consumo da água aumentou sete vezes e a população brasileira aumentou quatro vezes. Aumentou muito mais o consumo que a população. Então é importante chamar a atenção deste dado que deixa a todos nós preocupados com o futuro das novas gerações. Quem sabe se amanhã os nosso filhos e nossos netos terão água suficiente e em qualidade e quantidade para beber e utilizar no consumo diário?”
(Cardim) As campanhas educativas devem ser financiadas com os recursos arrecadados com a cobrança de taxas de quem usar ou poluir a água dos rios. A proposta deve ser votada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e, se aprovada, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
PLS 587/ 2015