Novas edificações poderão ser obrigadas a instalar sistema para captação de água das chuvas
Transcrição
LOC: AS NOVAS EDIFICAÇÕES SÓ VÃO RECEBER A AUTORIZAÇÃO PARA OCUPAÇÃO SE INSTALAREM UM SISTEMA PARA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DAS CHUVAS.
LOC: A EXIGÊNCIA ESTÁ PREVISTA EM UM PROJETO DO SENADO QUE SERÁ DISCUTIDO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
(Repórter) Segundo dados das Nações Unidas, quase metade da população mundial enfrenta escassez de água. Até o Brasil, com bacias hidrográficas gigantescas, sofre com o problema. Entre as causas está o mau planejamento urbano e o desperdício de recursos naturais. O projeto do senador Donizeti Nogueira, do PT do Tocantins, obriga as novas edificações, sejam residenciais, comerciais ou industriais, públicas e privadas, a instalarem equipamentos para captação da chuva. A água coletada poderia ser reutilizada nas áreas comuns dos prédios, exceto para consumo humano. A relatora da proposta na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, explicou por que a mudança é urgente.
(Lídice da Mata) A crise hídrica que nós vivemos no ano passado no Brasil e temos vivido permanentemente. Agora novo desastre ambiental, nessa coisa de Mariana, demonstra uma necessidade de que o povo brasileiro comece a perceber a importância da preservação da água saudável e a importância do uso e reuso da água no Brasil.
(Repórter) O projeto também prevê que, havendo viabilidade técnica e financeira, os edifícios já existentes também deverão instalar os equipamentos de coleta de água da chuva. Para Lídice, atualmente não existem obstáculos do ponto de vista técnico.
(Lídice da Mata) Não há nenhuma dificuldade nessa área de tecnologia na nossa engenharia.
(Repórter) O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Agora, será votado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle em caráter terminativo. Se for aprovado, vai direto para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado.
PLS 324/2015