CRE aprova moção de apoio à luta de parlamentares venezuelanos por nova lei de anistia — Rádio Senado
Comissões

CRE aprova moção de apoio à luta de parlamentares venezuelanos por nova lei de anistia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou uma moção de apoio à luta de parlamentares venezuelanos por uma nova lei de anistia. Em audiência pública nesta quinta-feira(25), deputados de oposição ao governo da Venezuela descreveram como “catástrofe social e humanitária” a situação do país, que registrou a inflação mais alta do mundo no ano passado.

25/02/2016, 13h35 - ATUALIZADO EM 25/02/2016, 13h52
Duração de áudio: 02:02
Audiência Pública para debater a situação política e econômica na Venezuela.

Convidado: Deputado Luis Florido, Presidente da Comissão de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
Marcos Oliveira / Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU UMA MOÇÃO DE APOIO À LUTA DE PARLAMENTARES VENEZUELANOS POR UMA NOVA LEI DE ANISTIA. LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUINTA-FEIRA, DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO DA VENEZUELA DESCREVERAM COMO “CATÁSTROFE SOCIAL E HUMANITÁRIA” A SITUAÇÃO DO PAÍS, QUE REGISTROU A INFLAÇÃO MAIS ALTA DO MUNDO NO ANO PASSADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: TÉC: Eleitos em dezembro passado, os deputados de oposição ao governo de Nicolas Maduro descreveram um quadro sombrio do país vizinho que compartilha o Mercosul com Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Luis Florido, presidente da Comissão de Política Exterior, Soberania e Integração, disse que Maduro não aceita a derrota parlamentar e não reconhece que o povo quer mudanças. Numa medida que os deputados consideram autoritária, o presidente mudou a composição da Suprema Corte, e indicou todos os 12 magistrados ligados ao partido governista. Segundo Luis Florido, a pobreza atinge 76 por cento da população venezuelana, que enfrenta uma grave escassez de produtos básicos como alimentos e remédios. A inflação chegou a 190 por cento no ano passado, e a projeção para 2016 é de que passará de 700 por cento. (FLORIDO) Nosso país de hoje está vivendo a pior etapa de sua história republicana e em seu renascimento da república. Os direitos econômicos e sociais foram totalmente destroçados. Atualmente estamos falando já não somente de uma crise social e humanitária, mas de uma catástrofe humanitária na Venezuela. (REP) Na audiência, a Comissão de Relações Exteriores, presidida pelo senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, aprovou uma moção de apoio aos esforços da oposição venezuelana por uma nova lei de anistia. A sugestão partiu do senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte. (AGRIPINO) Queria propor que nós tivéssemos no nosso grupo de resistência no Brasil o foco de apoio a eles, ao grupo de parlamentares da Venezuela, onde nós pudermos com nossa voz, apoiar a luta democrática deles pela aprovação da lei da anistia, como a primeira de todas, a mais importante de todas. A divulgação da nossa posição a favor deste grupo que deseja a valorização de princípios democráticos. (REP) A moção de apoio a uma nova lei de anistia na Venezuela será submetida ao plenário do Senado. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00