Senadores cobram compartilhamento do DNA do zika vírus com comunidade internacional — Rádio Senado
Zika vírus

Senadores cobram compartilhamento do DNA do zika vírus com comunidade internacional

Senadores cobram do governo brasileiro o compartilhamento de material genético de portadores do zika vírus com a comunidade científica internacional. A Organização das Nações Unidas criticou o governo brasileiro por não compartilhar as amostras de sangue de pessoas contaminadas. Segundo o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, não há má vontade do Brasil; o que falta é uma regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação aprovado em dezembro passado.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) quer apresentar um projeto de regulamentação para permitir que em casos excepcionais, como o do zika vírus, o material possa ser liberado para a comunidade científica internacional.

04/02/2016, 18h08 - ATUALIZADO EM 06/06/2024, 09h44
Duração de áudio: 01:56

Transcrição
LOC: SENADORES COBRAM DO GOVERNO BRASILEIRO O COMPARTILHAMENTO DE MATERIAL GENÉTICO DO ZIKA VÍRUS COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL. LOC: ELES DEVEM APRESENTAR NOS PRÓXIMOS DIAS UM PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO PARA PERMITIR A ANÁLISE FORA DO PAÍS DO VETOR DE VÁRIAS DOENÇAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. (Repórter) A Organização das Nações Unidas criticou o governo brasileiro por não compartilhar as amostras de sangue de pessoas contaminadas pelo zika vírus. O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha, esclareceu, no entanto, que não há má vontade do Brasil ao explicar que falta uma regulamentação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Aprovada pelo Senado em dezembro e sancionada em seguida, a lei trata da gestão, exploração e pesquisa do patrimônio genético do País. Entre os objetivos do marco está o combate à biopirataria por definir as regras para a análise de plantas e animais vivos. O senador Lindbergh Farias do PT do Rio de Janeiro quer apresentar um projeto de regulamentação para permitir que em casos excepcionais, como o do zika vírus, o material possa ser liberado para a comunidade científica internacional. (Lindbergh Farias) Tenho certeza de que o presidente Renan tem o maior interesse para colocar para votar logo essa regulamentação. Quero trabalhar para até a terça-feira do carnaval termos um texto pronto dessa regulamentação para colocarmos imediatamente em votação. (Repórter) Ao citar a epidemia, a senadora Ana Amélia do PP gaúcho cobrou uma resposta rápida. Ela afirmou que a presidente Dilma Rousseff pode editar um decreto ou medida provisória ou ainda enviar ao Congresso Nacional um projeto com pedido de urgência. (Ana Amélia) Ela pode resolver com um canetaço. Ela dá tanto canetaço para tanta coisa. Basta um decreto fazendo isso. Estamos vivendo uma emergência. Que ela deixe as palavras de lado e diga que estamos fazendo um decreto para alterar e facilitar botando especificamente para o caso do zika vírus. Quem tem o poder na mão é ela. É ela que tem o Diário Oficial e cante. Ela tem o poder para isso. Edita que nós aqui do Senado resolveremos. (Repórter) Algumas amostras genéticas do zika vírus foram compartilhadas com as autoridades norte-americanas, que consideraram o material insuficiente.

Ao vivo
00:0000:00